terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ainda há falhas nos rótulos de carnes



 21 Dezembro 2015, segunda-feira

A Deco – associação do consumidor – divulgou o seu mais recente estudo e há duras críticas direcionadas para o setor das carnes.
Em causa está ainda o grande número de casos encontrados em que a carne não está devidamente rotulada.
Para a Deco, «não é admissível que continuemos a encontrar tantas falhas na rotulagem da carne à venda em talhos e hipermercados».
A associação salienta que a legislação em vigor tem já 15 anos e, ainda assim, foram bastantes os exemplos encontrados em que a lei não foi devidamente cumprida.
«Cerca de 30% das mais de 700 peças que comprámos, simplesmente, não têm a informação necessária que permita ao consumidores saber a sua origem. E o número ainda é mais espantoso se considerarmos, apenas, a carne de vaca – 44% das amostras nada dizem», critica a Deco em comunicado.
A associação justifica a sua preocupação com esta questão explicando que «só sabendo todo o percurso dos animais que consumimos até ao nosso prato é que estamos em condições de avaliar a sua segurança».
No caso de algum talhante não saber a origem da carne que um determinado fornecedor lhe entregou, esta é informação que tem de ser pedida, seja ao produtor, seja ao intermediário.
«Têm de cumprir a lei», afirma a associação no texto que acompanha o estudo levado a cabo. 
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário