domingo, 20 de dezembro de 2015

Espanha pode entrar numa crise de falta de água

Dezembro 16
09:11
2015

Segundo um relatório do El Pais-Planeta Futuro, a Espanha perdeu, nos últimos 20 anos, cerca de 20% da água doce que possuía e esse valor pode atingir os 25% no ano 2021.

A juntar à falta de água, temos mais inundações e secas. Estes são os resultados do estudo do grupo Ecologit Ionization, que foi apresentado na Cimeira do Clima em Paris.

A perda de água doce foi mais acentuada nas zonas mediterrânicas, onde a baixa foi de cerca de 40%.

Neste momento, a Espanha utiliza cerca de 80% das suas reservas de água para a agricultura e o pedido de água continua a aumentar.

Segundo este relatório, deviam ser reduzidos entre 3 a 4 milhões de hectares de área agrícola irrigada, para haver um certo equilíbrio.

O projecto do governo, no sentido de trazer água do rio Ebro para o rio Segura, não parece ter grande viabilidade, devido, não só às dificuldades técnicas para realização do projecto, como, também, a água que hoje existe no Ebro pode já não vir a resolver grande coisa no rio Segura.

Este grupo ambientalista quer mais investimento para o controlo da água e dos rios, de modo a haver maior aproveitamento dos recursos e evitar inundações, que cada vez acontecem com maior frequência.

Sem comentários:

Enviar um comentário