segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

NEC testa IoT na agricultura


por Ana Rita Costa- 14 Dezembro, 2015

A NEC anunciou na passada semana que está a desenvolver uma solução para a recolha e análise de dados em larga escala para o setor agrícola. A solução está a ser estudada em parceria com a Kagome, acionista da HIT, e já foi instalada no início deste ano numa plantação de tomate em Castanheira do Ribatejo e no passado mês de outubro na Austrália.

 "A solução cria campos agrícolas virtuais baseados em dados meteorológicos, do solo e da vegetação obtidos através de sensores, satélites e drones, assim como outros dados relacionados com as atividades agrícolas, como a irrigação e o uso de fertilizantes", refere um comunicado citado pela ComputerWorld.

Os dados obtidos através de todas estas tecnologias permitem depois criar simulações/previsões de crescimento para esses campos virtuais, servindo posteriormente de base para o fornecimento de recomendações personalizadas para o cultivo da terra e para estimativas de produtividade.

De acordo com a NEC, a nova solução está a ser pensada para promover o uso otimizado de água, fertilizantes e agroquímicos e deverá conseguir fazer uma modelação científica com base no nível de crescimento das culturas e nas condições ambientais.

Em setembro deste ano, o grupo japonês HIT já havia anunciado um investimento de 1,5 milhões de euros na criação de um novo centro de investigação em Portugal, no Ribatejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário