quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Assembleia das Nações Unidas declara 2016 "Ano Internacional das Leguminosas"

 19-01-2016 
 

 
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2016 "Ano Internacional das Leguminosas" para responder à necessidade de sensibilizar a opinião pública sobre as suas vantagens nutricionais assim como de potenciar esta cultura básica para atingir o de uma agricultura Sustentável.

Neste sentido, a "Asociación de Legumbristas" de Espanha (ALE) vai estar em estreita colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e as administrações espanholas para difundir a celebração deste Ano Internacional das Leguminosas e incentivar o consumo deste alimento nutritivo, económico e sustentável.

As culturas leguminosas, como as lentilhas, grão-de-bico e feijão são um elemento fundamental da cesta de compras dos consumidores de todo o mundo. O facto de ser um alimento económico e acessível para milhões de pessoas e também serem uma fonte de proteínas e aminoácidos de origem vegetal, tem um papel na manutenção de níveis nutricionais aceitáveis e vitais.

Desde todos os âmbitos, médicos, científicos e de especialistas em nutrição, há um claro consenso em que as leguminosas devem-se consumir como parte de uma dieta saudável para combater a obesidade e prevenir e ajudar a controlar doenças como a diabetes, as doenças cardíacas e o cancro.

Para além disso, do ponto de vista agrícola, as leguminosas são uma importante fonte de proteína de origem vegetal para o consumo tanto humano como dos animais e são plantas que têm a propriedade de fixar o nitrogénio na terra, contribuindo para aumentar a fertilidade do solo e com efeitos positivos na luta contra as alterações climáticas.

Por todas estas razões, no 68º período de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas foi proclamado o ano 2016 como "Ano Internacional das Leguminosas", designando-se à FAO para que facilite a celebração do ano em colaboração com os governos, organizações relevantes e não-governamentais, entre outras partes interessadas.

O Ano Internacional das Leguminosas (AIL 2016) propõe sensibilizar a opinião pública sobre as vantagens nutricionais das leguminosas como parte de uma produção de alimentos sustentáveis dirigida a alcançar a segurança alimentar e a nutrição. O AIL 2016 oferece uma oportunidade única para desenvolver todo o tipo de conexões ao longo de toda a cadeia alimentar para aproveitar melhor as proteínas derivadas das leguminosas, aumentar a sua produção mundial utilizar de forma mais apropriada a rotação de culturas e fazer frente aos desafios que existem no comércio de leguminosas.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário