sábado, 9 de janeiro de 2016

Preço mundial dos alimentos baixa graças aos cereais, lacticínios e carne

08-01-2016 

 
Os preços dos principais produtos alimentares baixaram pelo quarto ano consecutivo em 2015, com uma descida média de 19,1 por cento em relação ao nível do ano anterior, no quadro de uma quebra da economia mundial.

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) teve uma média de 164,1 pontos em 2015 e terminou o ano ainda mais baixo, em 154,1 pontos no mês de Dezembro.

Em Dezembro o índice desceu 1,0 por cento em relação ao seu valor revisto de Novembro, já que a queda de preços da carne, lacticínios e cereais compensou com os aumentos do açúcar e óleos vegetais.

«Os abundantes fornecimentos frente a uma tímida procura mundial e a valorização do dólar são a principal razão da debilidade que dominou os preços dos alimentos em 2015», assegurou o economista da FAO, Abdolreza Abbassian.

O índice de preços da FAO dos cereais reduziu 1,3 por cento em Dezembro frente ao seu valor em Novembro, ao intensificar a concorrência das exportações entre os produtores de milho e as expectativas da chegada aos mercados mundiais com aumento da oferta de trigo, depois de a Argentina eliminar os impostos à exportação. O índice que inclui o arroz perdeu 15,4 por cento de média em 2015, frente ao ano anterior.

Quanto aos lacticínios, os preços diminuíram 1,0 por cento me Dezembro e ao longo do ano situou-se nos 28,5 por cento abaixo do seu nível médio em 2014, a queda mais acentuada de qualquer produto alimentar.

O índice da carne reduziu 2,2 por cento em Dezembro, impulsionado pela incerteza da carne de porco na Europa e a redução da procura nos Estados Unidos de carne de bovino importada. No conjunto do ano, a carne foi em média 15,1 por cento m ais barata que em 2014.

O valor do óleo vegetal subiu 2,1 por cento em Dezembro, motivado pela insegurança relacionada com a colheita de soja do Brasil, mas no conjunto de 2015 situou-se 19 pontos abaixo em relação ao ano anterior. O índice do açúcar subiu 0,6 por cento em Dezembro, inferior 21 por cento em 2015, em relação ao ano precedente.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário