quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Suinicultores esperam subida do preço da carne na Bolsa do Porco

07-01-2016 
 
 
Os suinicultores esperam que a primeira sessão do ano da Bolsa do Porco, que se realiza esta quinta-feira no Montijo, seja «histórica» com o aumento do valor pago aos produtores pela carne de porco.

Segundo disse à Lusa João Correia, um dos promotores do movimento de suinicultores, esta bolsa pode ser «histórica para a subsistência da suinicultura portuguesa» com o aumento do preço pago aos produtores pela carne de porco.

O responsável espera que os preços fiquem ao nível dos praticados em Espanha, em que o quilo de carne de porco é vendido pelos produtores a cerca de 1,25 euros. Em Portugal, o quilo da carne de suíno ronda os 1,05 euros, com os produtores a queixarem-se de que o custo de produção ascende a 1,50 euros.

A Bolsa do Porco que hoje se realiza no Montijo acontece às 19:00 horas, sentando à mesa das cotações representantes das associações de suinicultores e dos industriais de carnes.

A Bolsa do Porco acontece todas as quintas-feiras no Montijo, a Sul de Lisboa, e determina o valor da carne de porco em Portugal por uma semana. Desde início de Dezembro que os produtores de porco têm feito acções pelo país, contra o baixo preço pago pela grande distribuição aos produtores.

Além disso, os produtores falam do incumprimento da lei da rotulagem, que entrou em vigor em Abril, para identificar a carne de porco, e que obriga a referir que o animal foi "criado em", "abatido em" e "desmanchado em".

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário