quarta-feira, 30 de março de 2016

Setor agroalimentar desafiado a apostar na sustentabilidade alimentar



 29 Março 2016, terça-feira  IndústriaIndústria alimentar
Estão abertas até ao próximo dia 31 de maio de 2016 as candidaturas à 7ª Edição do Food & Nutrition Awards.
agroalimentar
A iniciativa deste ano tem como principais objetivos reconhecer e premiar as boas práticas de sustentabilidade ambiental das empresas do setor agroalimentar português, não esquecendo a promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis e a educação do consumidor.
Produto Inovação, Iniciativa de Mobilização, Investigação e Desenvolvimento e Sustentabilidade Alimentar são as quatro categorias para a Food & Nutrition Awards 2016 às quais é possível apresentar candidaturas.
Os interessados poderão submeter as suas inscrições na plataforma online disponível em http://candidaturas.foodandnutritionawards.pt/fna.
Os vencedores da 7ª edição passarão a dispor de um selo de reconhecimento de qualidade e distinção, que poderão utilizar como reforço na credibilização dos seus produtos, serviços e projetos e como ferramenta de marketing e comunicação.
O selo Food & Nutrition Awards vem destacar o reconhecimento e a notoriedade do concurso e permite atestar o caráter inovador e diferenciador dos produtos e iniciativas disponíveis a todos os portugueses. Este selo é sinónimo de reconhecimento em toda a cadeia de valor, desde a produção, à transformação passando pela distribuição, sem negligenciar os serviços associados e a investigação e desenvolvimento.
O Food & Nutrition Awards é uma iniciativa da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e da consultora GCI, e conta com o apoio de vários parceiros institucionais, de que são exemplos a APED, FIPA, CAP, Portugal Foods, DGS, DGC e Fundação Calouste de Gulbenkian, entre outros.
Ao longo das suas seis edições a iniciativa já recebeu 400 candidaturas, tendo distinguido mais de 80 projetos, atuando como agente mobilizador para a inovação no setor agroalimentar, produção nacional e promoção de estilos de vida saudáveis.
Tendo como novidade o tema da sustentabilidade alimentar, Célia Craveiro, Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas explica o mote da 7ª edição do Food & Nutrition Awards referindo que «uma das exigências atuais da sociedade é a disponibilidade de alimentos seguros e simultaneamente saudáveis por parte das empresas e organizações».
«A existência de procedimentos e boas práticas que promovam a sustentabilidade no setor agroalimentar é por isso um dos imperativos dos dias de hoje, sem esquecer a aposta em novos recursos quer humanos quer técnicos e tecnológicos. A criação desta nova categoria tem ainda mais impacto por estarmos no Ano Nacional do Combate ao Desperdício Alimentar», refere.
Célia Craveiro, Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas reforçou a solidez da iniciativa afirmando que "o Food & Nutrition Awards tem vindo a registar uma notoriedade cada vez maior que só é possível através do empenho e do forte apoio de todos os parceiros envolvidos mas também pelo facto de ser um projeto desenvolvido em paralelo com a comunidade". A responsável da APN destacou ainda a importância deste tipo de iniciativas «na alimentação e nutrição em Portugal mas também na promoção do que de melhor se faz nestas áreas no nosso País».
De acordo com José Manuel Costa, Presidente do grupo GCI «o Food & Nutrition Awards resulta da evolução que o Nutrition Awards tem vindo a trilhar durante os últimos anos e reposiciona a iniciativa com o enfoque na inovação e na indústria agroalimentar, em estreita parceria com a comunidade científica, empresas e entidades governamentais, com responsabilidades nas áreas da Inovação, Indústria, Agricultura, Saúde e Educação», explica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário