sexta-feira, 24 de junho de 2016

10 928 hectares entram em exploração na região de Alqueva


por Ana Rita Costa- 21 Junho, 2016

A EDIA vai apresentar no próximo dia 24 de junho, no salão Polivalente de Pias, no concelho de Serpa, os Aproveitamentos Hidroagrícolas de Caliços/Machados, Pias e Moura Gravítico, integrados no subsistema de rega do Ardila. No total, são cerca de 10 928 hectares, constituídos por 123 km de redes secundárias de rega, uma estação elevatória, 232 hidrantes equipados com 463 bocas de rega e 58 km de rede viária.

De acordo com a EDIA, "os blocos de rega de Caliços/Machados beneficiam uma área com 4 664 hectares, distribuídos por quatro sub-blocos, localizados a Sul da cidade de Moura e a nordeste da vila de Pias."

Já o Perímetro de Rega de Pias abrange uma área com 4 600 hectares e é dividido em cinco sub-blocos, enquanto o Perímetro de Rega de Moura Gravítico domina uma área com cerca de 1 664 hectares.

"Estes novos perímetros de rega, que beneficiam mais de 800 proprietários de 1 636 prédios rústicos, entram em exploração na atual campanha e, à semelhança do sucedido nos perímetros em exploração aquando da sua entrada em funcionamento, não serão cobrados os volumes de água utilizados já que este 'ano zero' é considerado o ano de testes", acrescenta a EDIA.

Alqueva terá já nesta campanha de rega cerca de 120 mil hectares de área servida com as respetivas infraestruturas, completando-se assim a instalação da primeira fase do Sistema Global de Alqueva, enquanto se preparam os projetos para a instalação de mais 47 mil hectares, correspondentes à área de expansão a executar até 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário