segunda-feira, 29 de agosto de 2016

APED apela a soluções europeias para crise no sector do leite


Filipe Gil- 24 Agosto, 2016

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, APED, defende que a crise que afeta o setor do leite apenas poderá ser resolvida com soluções de carácter europeu

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, APED, defende que a crise que afeta o setor do leite apenas poderá ser resolvida com soluções de carácter europeu e lamenta que "as insígnias da Distribuição estejam a ser utilizadas em manifestações para pressionar o Governo e Bruxelas e que seja ignorado todo o esforço que o sector tem feito para ajudar a produção nacional e a sua vontade para encontrar soluções de compromisso", afirma Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da associação, em comunicado de imprensa.

As empresas de distribuição frisam que a esmagadora maioria do leite vendido pelo setor em Portugal é de origem nacional e que também os produtos lácteos vendidos pela distribuição são, maioritariamente, produzidos em Portugal. "Em Portugal, o consumo do leite e derivados está em queda e os preços praticados refletem o excesso de produção face à procura", refere Ana Isabel Trigo Morais que acrescenta: "os problemas que atingem hoje o sector do leite têm a ver com o funcionamento do mercado na União Europeia e as respostas para a sua resolução têm de ser dadas pelas instituições europeias. Só as soluções europeias podem ajudar o sector do leite".

Produção continua a aumentar

De acordo com a APED, os últimos dados do sector do leite na União Europeia indicam que a produção continua a aumentar – entre janeiro e maio de 2016 registou-se um aumento de 4,5% em relação a igual período do ano anterior – enquanto o valor das exportações continua a diminuir.

"A APED lamenta que as insígnias da Distribuição estejam a ser utilizadas em manifestações para pressionar o Governo e Bruxelas e que seja ignorado todo o esforço que o sector tem feito para ajudar a produção nacional e a sua vontade para encontrar soluções de compromisso", afirma Ana Isabel Trigo Morais, diretora-geral da APED.

Sem comentários:

Enviar um comentário