terça-feira, 30 de agosto de 2016

Copa-Cogeca recebe com satisfação as normas que gerem pacote de 500 ME de ajudas

29-08-2016 
 

 
O Copa-Cogeca recebeu com satisfação a finalização das normas detalhadas que gerem o pacote de apoio de 500 milhões de euros adoptado em Julho para ajudar a melhorar a difícil situação na qual se encontram os agricultores europeus, em particular os produtores de leite.

O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, afirmou que «são sobretudo os produtores de leite que estão a passar por graves dificuldades financeiras devido à crítica situação de mercado, pois o preço do leite é inferior em 40 por cento ao nível registado há quatro anos. É importante que os programas estabelecidos possam sem implementados e que os agricultores recebam o dinheiro o mais breve possível. Os produtores de leite também procuram desesperadamente uma melhoria do preço do leite, já que os preços dos produtos lácteos básicos estão a aumentar».

No que diz respeito à situação do mercado da carne de porco da União Europeia (UE), esta permanece frágil. A posição do mercado de carne de bovino também é difícil e ainda é agravada pela pressão constante no sector do leite. Será necessário reagir rapidamente caso a situação do mercado de carne de bovino continue em deterioração.

O pacote de Julho inclui envelopes nacionais para os Estados-membros por um valor de 350 milhões de euros, de forma a conceder uma ajuda específica aos produtores europeus de leite e de gado. «É positivo que as medidas tenham sido já acordadas para que, deste modo, os países membros possam começar a aplicá-las. Outro elemento positivo do mesmo é o adiantamento de 70 por cento dos pagamentos directos aos agricultores para aliviar a curto prazo os seus problemas de liquidez» assinalou Pesonen.  

O Copa-Cogeca enviou uma carta à Comissão Europeia, na qual explica em detalhe as suas exigências e também ao comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, a agradecer pela iniciativa que tomou de subir os preços de retirada das frutas e hortícolas no quadro da simplificação do regime das frutas e hortícolas, mas também a solicitar o aumento dos preços das laranjas e dos tomates e ainda a ampliação da lista dos produtos admissíveis.  

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário