terça-feira, 29 de agosto de 2017

Cinco cavalos morreram em prova equestre



28.08.2017 

Mortes aconteceram no campeonato nacional de resistência. PAN pediu esclarecimentos ao ministério da Agricultura, que rejeitou exaustão como causa da morte dos animais

Cinco cavalos morreram, em Abril deste ano, durante o campeonato nacional de resistência equestre. Suspeitando que as mortes se deveram a exaustão dos animais, O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) enviou um requerimento ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, pedindo esclarecimentos. No requerimento assinado pelo deputado André Silva, o partido relatou ter tido conhecimento através de "várias denúncias" que lhe são endossadas a relatarem "as inúmeras mortes de cavalos neste tipo de provas, as quais são ocultadas na esmagadora maioria das vezes".

O PAN relembrou ainda que, em países como Inglaterra, as regras para estas corridas protegem a "integridade física e vida dos animais em crise", aspecto que, para os representantes do partido, parece ser "ignorado por completo" em Portugal.

RELACIONADO
 Activista anti-touradas atacado por novilho Activista anti-touradas atacado por novilho
 Cães admitidos em apenas duas praias portuguesas Cães admitidos em apenas duas praias portuguesas Por esta situação, o PAN pediu "a imediata intervenção Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural no sentido de efectivar uma averiguação sobre os factos alegados" deixando ainda o apelo de que seja analisadas as normas dos campeonatos de forma a verificar se estas se "coadunam com as regras de bem-estar animal".

Na resposta, o ministério  respondeu que a Direcção-Geral de Alimentação teve conhecimento dos factos, suspeitando que a morte dos cinco cavalos esteja relacionada com a toxicidade de plantas consumidas, "não se tendo verificado nenhuma situação de exaustão", informando ainda que esperava o relatório final da investigação promovida pela Comissão de Inquérito da Federação Equestre Portuguesa.

O gabinete do ministro Capoulas Santos revelou ainda que durante o raide em causa foram cumpridas as "regras internacionais que estão estabelecidas para o efeito, nomeadamente as questões do bem-estar animal". 


Sem comentários:

Enviar um comentário