terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cobre atinge máximo histórico

Metal

Mafalda Aguilar  
04/01/11 08:41

 

O cobre valorizou 30% em 2010.


A perspectiva de aumento da procura de cobre está a impulsionar o preço do metal.

O cobre volta hoje a dar nas vistas. É que o preço do metal atingiu hoje um máximo histórico, ao chegar aos 9.728 dólares a tonelada métrica, no mercado londrino, segundo dados da Bloomberg. Isto depois de ontem ter batido um recorde nos 4.498 dólares por tonelada métrica, em Nova Iorque.


Na base da subida do custo do cobre está a especulação de que as reservas mundiais do metal não serão suficientes para fazer face à procura, à medida que a retoma económica global ganha força.

Um relatório revelado ontem nos Estados Unidos, o segundo maior comprador de cobre do mundo, depois da China, mostrou que a indústria norte-americana cresceu ao ritmo mais rápido dos últimos sete meses em Dezembro, o que sinaliza que a recuperação da economia mais pujante do mundo está a intensificar-se. Hoje é esperado que um outro relatório revele que as ordens às fábricas dos Estados Unidos caíram ao ritmo mais lento dos últimos sete meses.

O cobre é utilizado na fabricação de fios condutores e ligas metálicas como latão e bronze. Também é utilizado na cunhagem de moedas, na agricultura e no revestimento de outros metais e superfícies.

Sem comentários:

Enviar um comentário