quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cultivo do mirtilo ganha adeptos em Portugal

Inserido em 05-01-2011 17:25

O fruto tem grande saída para exportação e é, actualmente, dos casos
de maior sucesso nos distritos de Aveiro e Viseu.
Nem tudo são más notícias na agricultura nacional. O mirtilo é uma
nova cultura que está a atrair dezenas de jovens agricultores no
Centro do país.
O fruto tem grande saída para exportação e é, actualmente, dos casos
de maior sucesso nos distritos de Aveiro e Viseu, com projectos em
curso para quadruplicar a produção.
Trata-se de uma forte alternativa à agro-pecuária tradicional, onde a
descida de preços, sobretudo do leite, põe em causa a viabilidade das
explorações.

Só jovens agricultores são mais de quatro dezenas, dos concelhos de
Aveiro e Viseu, a beneficiar actualmente dos incentivos estatais,
segundo Sofia Freitas, consultora de projectos de investimentos.
"O PRODER dá um prémio de instalação ao jovem agricultor no valor de
40 mil euros, a fundo perdido. Tudo o que ele necessita para investir
ele recebe 50% a fundo perdido", explica Sofia Freitas.
O retorno do mirtilo é praticamente garantido através da exportação,
que representa 70% das vendas, mas os consumidores nacionais também já
começaram a descobrir o fruto.
O mirtilo é conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas , sendo o
fruto que contém mais anti-oxidantes, o que previne sinais de
envelhecimento".
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=136108

3 comentários:

Anónimo disse...

boas! o que é necessario para beneficiar desta ajuda para a plantaçao de mertilios? terras tenho disponiveis

se me podessem responder para o meu email

lramos1973@gmail.com

Carlos Simoes disse...

Tenho terras que herdei. Tenho agora 46 anos de idade e acabo de ficar desempregado. Sera que existe algum apoio para este tipo de cultura para a minha idade? A minha zona é em Vila Nova de Poiares, Distrito de Coimbra.
carlosmmsimoes@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Para interese de produtos para a plantaçao do mirtilo pode contactar atraves do e.mail:imporfibras1@sapo.pt ou do nosso site:http://imporfibras.com/ para conhecimentos dos nossos produtos.

atenciosamente
soraia silva

Enviar um comentário