sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cortiça portuguesa é estrela na Semana do Design de Nova Iorque

Corque Design
13.05.2011 - 16:20 Por Cláudia Carvalho
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Nova Iorque é uma cidade de tendências, não só no cinema e na moda
mas também no design. Este fim-de-semana começa a New York Design Week
(Semana do Design de Nova Iorque) e conta com uma presença portuguesa,
a Corque Design.
Um dos artigos da empresa (DR)

A empresa, criada em 2009, é conhecida pela sua produção de objectos
de design em cortiça. Uma inovação que cativou o interesse do MoMA,
Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que convidou a empresa
portuguesa a incluir um produto no seu catálogo.
Na loja de design do MoMA é possível comprar um "frappé" em cortiça,
produzido pela Corque. "Tem vendido muito bem. Há um interesse
incrível nas nossas peças", disse ao PÚBLICO Ana Mestre, designer e
empresária responsável pela empresa.
"Nós queremos apostar no mercado norte-americano porque tem muito
potencial. Nos Estados Unidos o uso da cortiça em objectos de design é
uma novidade e isso agrada-lhes. O facto de sermos uma empresa em
crescimento e termos tido esta aceitação é óptimo", explica Ana
Marques, ao telefone de Nova Iorque onde está a apresentar a colecção
em cortiça naquela que é "a maior exposição de sempre da Corque",
garantindo que tem sido um sucesso. "Ontem foi a abertura à imprensa e
correu muito bem. O mobiliário feito em cortiça despertou a atenção de
toda a gente, por exemplo, a editora de design do New York Times
esteve na exposição e gostou."
Por isso o MoMA renovou o interesse na Corque e para o catálogo de
2012-13 já está em negociação uma colecção exclusiva de produtos em
cortiça para o museu. "Ainda não posso adiantar muito porque estamos
em conversações mas há definitivamente um interesse do museu em ter
mais peças nossas no catálogo", assegura, acrescentando que também o
MoMA de Tóquio está interessado em apresentar os produtos portugueses.
"Os japoneses privilegiam o uso de materiais naturais e são defensores
do design sustentável e por isso as peças de cortiça são do seu
agrado." O "frappé" de cortiça já pode ser adquirido no Japão, mas por
ser um mercado longínquo e com regras comerciais diferentes, poderá
levar algum tempo a apresentar novos produtos.
"Tem que ser uma coisa de cada vez. Somos uma média empresa em fase de
crescimento e por isso interessa-nos expandir para mercados
internacionais que possam ajudar-nos a desenvolver. Parceiros
empresariais, retalhistas, estamos abertos a quase tudo", diz Ana
Marques, que conta em Lisboa com a colaboração de mais oito designers.
Em Nova Iorque, a Corque Design apresenta mobiliário, como mesas,
cómodas, cadeiras, e assentos com preços entre os 980 euros e os 2400
euros, mas também pequenos objectos e acessórios como castiçais e
bases.

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