quinta-feira, 7 de junho de 2012

Agricultores ribatejanos apostam em novos produtos

Economia



Edição de 2012-06-07

A Torriba, Organização de Produtores de Hortofrutícolas aposta em
introduzir no mercado nacional variedades "que tragam novas sensações"
aos consumidores, estando já a comercializar com a sua marca o chamado
"tomate berry".

Gonçalo Escudeiro, dirigente da Torriba, disse à agência Lusa que a
organização criou, no final de 2011, uma marca, a "Eat a Vit", com que
começou a colocar os produtos que comercializa tanto na grande
distribuição nacional como no mercado de exportação.

Criada em 1997 exclusivamente para escoar a produção de tomate para a
indústria, de enorme importância na região, a Torriba alargou, a
partir de 2000, a sua actividade para outras culturas, como a batata,
a ervilha, os brócolos, os pimentos, as curgetes, ou a cenoura. O
investimento numa central hortofrutícola, em 2010, permitiu a entrada
no mercado de frescos, tanto nacional como de exportação, disse.

Apostando na inovação, esta organização de produtores tem em curso
vários projectos, como o que abrange perto de 3.000 hectares de
terrenos nos vales do Tejo e do Sorraia, com a instalação de sondas
que permitam uma gestão rigorosa da água para rega, ou ainda os que
procuram novas variedades de ervilha, meloa, melão, melancia ou
batata.

A Torriba está a introduzir duas novas culturas, de fava e, pela
primeira vez em Portugal, de amendoim. "É uma cultura que queremos
lançar em Portugal, pelas condições que traz em termos de uma
excelente rotação com as culturas que se fazem na região e por ser uma
cultura melhoradora, ou seja, não só não explora os solos como lhes dá
um valor acrescentado porque fixa o azoto que existe na atmosfera",
disse Gonçalo Escudeiro à Lusa.

Em estudo está a introdução no mercado nacional de uma ervilha "extra
doce" que é comida com a vagem e que a Torriba quer comercializar em
embalagens tipo snack para as crianças. "Queremos trazer novas
sensações aos consumidores e na área dos hortofrutícolas há uma
imensidão de coisas", com a investigação a "ir à procura de produtos e
de sabores que praticamente já se tinham perdido", afirmou.

O "tomate berry", tomate de pequenas dimensões com a forma de morango
e cor, sabor e textura "que têm sido muito bem aceites pelos
consumidores", foi trazido da Feira de Berlim, onde foi eleito
"produto inovação" em 2008.

http://semanal.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=&id=83889&idSeccao=9242&Action=noticia

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