segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ingleses procuram novas aplicações para produtos de cortiça

22 de abril de 2013, 15:01

Em Foco



Prestigiado Royal College of Art integra modulo sobre a utilização de
material português no mestrado de design

Os alunos do mestrado em design do Royal College of Art, uma
conceituada instituição de ensino de Londres, no Reino Unido, podem a
partir de agora frequentar um módulo dedicado à cortiça.

O mestrado de design da instituição está organizado em unidades
temáticas denominadas platforms. A Platform 15, que aborda a temática
da cortiça e do montado, desafia os estudantes a explorar os materiais
através dos processos e a desenvolver conceitos com o objectivo claro
de produção.

A iniciativa, que resulta de uma parceria entre o Royal College of Art
e a Corticeira Amorim, é a mais recente de uma série de associações
com instituições de referência internacional e insere-se numa
estratégia concertada para tornar a cortiça um material de utilização
preferencial em projectos de design e de arquitectura. O objetivo é
desenvolver novas aplicações para produtos de cortiça e procurar novos
mercados.

«Esta colaboração é uma oportunidade de colocar uma comunidade de
estudantes tão competente e promissora em contacto com a cortiça,
descobrindo as suas propriedades e virtualidades técnicas», justifica
Carlos de Jesus, diretor de comunicação e marketing da Corticeira
Amorim. O trabalho desenvolvido no âmbito desta parceria centra-se na
essência subtil dos objetos e na compreensão de seu contexto, exigindo
um forte interesse na cultura visual e estética, de modo a criar
projectos de valor, relevância e beleza.

Sob o mote «I am 7 billion», os estudantes são desafiados a conceber
um produto ou aplicação com cortiça que seja útil, relevante, de
estética apurada, passível de se produzir em massa e de ser
comercializado em qualquer parte do mundo. E, como premissa, que
sublinhe a dialéctica entre o material (a cortiça) e a aplicação
projectada. Segundo Harry Richardson e Max Lamb, docentes do Royal
College of Art que coordenam a Platform 15, «a parceria com a
Corticeira Amorim possibilitou que embarcássemos num desafiante e
estimulante período de investigação, que culminou na utilização de um
material fantástico para o design de produto».

«Em muitos sentidos, a cortiça é o ponto de partida perfeito para
pensar os produtos do futuro. Caracteriza-a um tão vasto leque de
propriedades que, sendo desejáveis, permitem infindáveis soluções
criativas. A maioria das ideias e produtos resultantes desta
investigação não são apenas inovadores e integradores das propriedades
singulares da cortiça na sua funcionalidade. Testemunham também uma
visão de produção sustentável. E, isso, é realmente entusiasmante»,
sublinham. A inclusão de um módulo dedicado à cortiça representa a
primeira etapa do projecto desenvolvido com o Royal College of Art.

http://mulher.sapo.pt/atualidade/em-foco/artigo/ingleses-procuram-novas-aplicacoes-para-produtos-de-cortica

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