segunda-feira, 22 de abril de 2013

Produtores de Vinho Verde sentam-se à mesa com importadores dos EUA e Canadá

Visita à região de profissionais do setor decorre de 23 a 25 de abril

O crescimento, há 12 anos consecutivos, das exportações para os EUA e
para o Canadá é proporcional ao número de profissionais do setor que
visitam a região dos Vinhos Verdes. O interesse em conhecer um vinho
leve e de baixo teor alcoólico traduz-se, este ano, na vinda ao
noroeste de Portugal da maior comitiva de sempre de importadores
norte-americanos e canadianos. Ao todo, 19 profissionais daqueles dois
mercados externos vão percorrer, durante três dias, uma boa parte do
21 mil hectares da região e estabelecer contactos diretos com os
produtores, interessados em mostrar o portefólio de marcas e, assim,
abrir mais portas à entrada de um vinho único no Mundo em dois países
que ocupam os primeiros lugares entre os que mais compram Vinho Verde.
Os EUA são a locomotiva das exportações de Vinho Verde à escala
mundial – quatro milhões de litros e nove milhões de euros em 2012, o
que representa um aumento de 14 por cento face ao ano anterior – e o
Canadá é já o quarto maior importador, com mais de um milhão de litros
comprados e 3,2 milhões de euros transacionados – em valor, o
crescimento foi da ordem dos 18%.

Em equipa que ganha não se mexe. A Comissão de Viticultura da Região
dos Vinhos Verdes (CVRVV) mantém a fórmula de sucesso que tem
permitido bater todos os anos, desde 2001, recordes de exportação e,
de 23 a 25 de abril, vai trazer à região um conjunto de importadores
de dois mercados prioritários para criar oportunidades de negócio com
os produtores de Vinho Verde.

A estratégia da CVRVV passa por ações promocionais naqueles que
considera ser os mercados de referência dos Vinhos Verdes, com provas
e seminários educativos dirigidos por conceituados sommeliers, e ainda
por visitas à região de profissionais que podem ajudar a comunicar nos
países de origem um vinho único, como jornalistas especializados, e
outros que estão na base do processo de comercialização do produto, os
importadores de vinho.

Antes da viagem de produtores de Vinho Verde aos EUA e ao Canadá,
marcada para 7 e 9 de maio, respetivamente, é a vez dos importadores
daqueles países provarem o que de melhor se produz na região e
sentarem-se à mesa com os agentes económicos interessados em reforçar
as exportações para os mercados norte-americano e canadiano.

Para o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, "a vinda à região de
profissionais estrangeiros ligados ao setor dos vinhos é absolutamente
decisiva para o crescimento sustentado das exportações de Vinho
Verde", que, em 2012, voltaram a aumentar pelo 12.º ano consecutivo,
com uma subida de 10% em relação ao ano de 2011. "O esforço que temos
feito em trazer cá jornalistas, sommeliers, distribuidores e
importadores tem valido a pena e ajuda a explicar, em boa medida, a
tendência que se tem verificado no aumento das vendas para os mercados
externos, nomeadamente para os EUA e para o Canadá", sublinha ainda
Manuel Pinheiro, decidido em manter a aposta da promoção nos países
que já consomem Vinho Verde, em vez de ir à procura de novos mercados.

A prova está nos 600 mil euros que a CVRVV vai investir, este ano, em
ações promocionais nos EUA, aquele que é à distância o país de destino
do maior número de garrafas de Vinho Verde: 5,3 milhões em 2012. É a
maior fatia de um orçamento de 2,8 milhões de euros para 2013, ano em
que o Canadá tem destinados 295 mil euros em iniciativas de promoção.
No Brasil, o Vinho Verde vai apresentar-se com 500 mil euros e, na
Alemanha, com 300 mil.

O ano de 2012 fechou com as exportações a subirem 10%, impulsionadas
pelo crescimento das vendas em países como Suíça – 22% –, Angola – 14%
–, Brasil – 21% –, Canadá – 18% – e EUA – 14%. No mercado
norte-americano, o volume de negócios atingiu os nove milhões de
euros, mais 1,1 milhões do que em 2011, o que equivale a quatro
milhões de litros vendidos, mais 250 mil do que no ano anterior. Já
para o Canadá, a fatura mostra que quase 1,1 milhões de litros de
Vinho Verde entraram em solo canadiano, o que representa 3,2 milhões
de euros, acima dos 2,7 milhões de 2011.

Como exportar com sucesso para os EUA e Canadá

"Como exportar com sucesso para os EUA e Canadá" foi o mote do
seminário que a CVRVV hoje, dia 22 de abril, promoveu, no Porto, para
os produtores de Vinho Verde, cuja iniciativa contou com a
participação de dois especialistas do setor provenientes dos mercados
norte-americano e canadiano.

Para além da sessão formativa aberta a todos os produtores de Vinho
Verde, Bruce Scheinder, diretor da RF Binder, empresa norte-americana
especializada em gestão de marcas, e Charles A. Jewett, consultor
canadiano, reuniram particularmente com um conjunto de agentes
económicos da região para lhes dar conta de como funcionam os dois
mercados e para os aconselhar sobre como podem atuar com vista a fazer
chegar o produto àqueles dois países.

fonte: mediana

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