terça-feira, 15 de outubro de 2013

Associados da APED investiram mais de 10 MEuro em informática para cumprir obrigações com Finanças

Os associados da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição
(APED) investiram mais de 10 milhões de euros em sistemas informáticos
para cumprir com as obrigações de envio de informação ao fisco, disse
hoje o presidente da entidade.

Este investimento resultou da obrigação que as empresas do sector têm
em enviar ao Ministério das Finanças todas as facturas, talões e guias
emitidas, com regularidade.

"A Autoridade Tributária pediu ao sector que enviasse mensalmente ao
Ministério das Finanças todos os talões emitidos e facturas", explicou
o presidente da APED, Luís Reis, num encontro com jornalistas, em
Lisboa.

"O Governo colocou no sector o ónus da formatação de ficheiros,
certificação, janelas de entrega e dimensão dos ficheiro", apontou
ainda aquele responsável, que salientou que o Ministério das Finanças
não tem capacidade para receber toda a informação por inteiro, pelo
que a informação tem de ser dividida em vários ficheiros.

Esta adaptação do sistema informático a esta nova exigência
representou "um investimento de, pelo menos, 10 milhões de euros",
disse.

"Não me cabe questionar o que vão fazer com a quantidade de
informação, mas questionar se esta intensidade regulatória se aplica
aos concorrentes da APED como feirantes ou lojas de pequenas
dimensões", apontou.

Em segundo lugar, as regras também prevêem que a emissão de uma guia
ou factura de transporte seja precedida de uma autorização da
Autoridade Tributária, sem a qual não podem ser emitidas, o que "leva
a que as empresas estejam permanentemente ligadas às Finanças".

Luís Reis assinalou "os esforços conjuntos entre o sector e a
Autoridade Tributária para que o sistema funcionasse".

Agora que o sistema vai entrar em fase de implementação, Luís Reis
disse ter como expectativas que "se mantenha o elevado desempenho" do
mesmo "para que não haja impactos sobre o transporte logístico".

Além disso, "gostaríamos que as entidades responsáveis pela
fiscalização tenham sido alvos de um processo formativo para que
tenham uma leitura homogénea da legislação".

Isto porque até agora foram detectadas diferentes leituras na aplicação da lei.

A APED lança hoje uma publicação dirigida aos "stake-holders" e
associados da entidade, que pode ser considerado um "instrumento de
trabalho", tendo em conta a informação disponibilizada.

Além disso, anunciou o lançamento de um prémio de excelência e
inovação no retalho, o primeiro do género em Portugal, e cujas
candidaturas arrancam em Novembro, sendo o mesmo atribuído em Março do
próximo ano.

Marcelo Rebelo de Sousa será o presidente do júri que irá escolher os
premiados nas áreas da inovação em produto, na melhoria dos processos
de serviços a clientes ou formatos e na área da sustentabilidade
ambiental e social.

De acordo com a directora-geral da APED, Ana Isabel Trigo Morais, este
prémio surge depois de "muitos dos associados portugueses terem sido
premiados pela sua actividade retalhista em fóruns internacionais".

Fonte: Lusa

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/10/14j.htm

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