sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

El Niño ameaça voltar e atingir produção global de alimentos


A ocorrência do fenómeno climático El Niño, que pode provocar seca em algumas partes do mundo ao mesmo tempo causando inundações noutros lugares, é cada vez mais provável este ano, potencialmente atingindo a produção de alimentos essenciais, como arroz, trigo e cana-de-açúcar.
O El Niño configura-se pelo aquecimento da superfície do mar no Pacífico, com repercussões em várias partes do mundo. O pior fenómeno do género foi registado no final de 1990, matando mais de 2.000 pessoas e causando milhares de milhões de dólares em prejuízos.
Um forte El Niño pode secar culturas na Austrália, sudeste da Ásia, Índia e África, enquanto outras partes do planeta, como o Oeste dos EUA e Brasil, são atingidas por chuvas.
Embora os cientistas ainda debatam sobre a intensidade de um potencial de El Niño, um serviço de meteorologia da Austrália e um centro de previsão do clima dos EUA advertiram sobre o aumento das probabilidades do fenómeno este ano.
No mês passado, a Organização Meteorológica Mundial, das Nações Unidas, disse que havia uma «possibilidade reforçada» de um fraco El Niño em meados de 2014.
«O mundo está a preparar-se para o El Niño, que, se confirmado, poderia causar estragos na oferta e elevar preços de algumas commodities», disse a analista de investimentos da Phillip Futures, em Singapura, Vanessa Tan.

Sem comentários:

Enviar um comentário