sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Nova rede online para produtos agrícolas


21 de Fevereiro, 2014por Ana Serafim

Oikos está a criar uma plataforma digital para pôr em contacto produtores regionais, pequenos comerciantes e consumidores.
A Oikos quer aproximar produtores agrícolas, pequenos comerciantes e consumidores através de uma plataforma digital que permita vender produtos frescos e reduzir o desperdício alimentar.

O objectivo da organização não-governamental é criar um espaço online onde, em tempo real, os agricultores de cada região indiquem que produtos e quantidades têm para comercializar, preços e prazos de validade, dando aos retalhistas locais e clientes a possibilidade de comprarem directamente para revenda ou consumo próprio.

«Tem-se falado muito de desperdício alimentar e há muitas organizações que trabalham nesse âmbito, mas sobretudo no fim da linha, ao nível do consumo. A Oikos quer ir a montante, ao início e à causa do problema», explica ao SOL o director de desenvolvimento da organização, Pedro Krupenski.

A ideia, pormenoriza, surgiu para ajudar produtores de hortofrutícolas que desistem da actividade porque não conseguem competir com os super e hipermercados. Ou que não escoam a mercadoria por não corresponderem aos padrões exigidos pelas grandes superfícies. E que, através da plataforma, poderão anunciar a produção actual, mas também futura, angariando clientes com antecedência.

«Queremos reequilibrar esta cadeia de valor, favorecendo a economia local», frisa o responsável, enfatizando que haverá ainda uma vertente solidária: a plataforma estará aberta a instituições de solidariedade social e facilitará as doações de alimentos.

«Planeamos começar com um projecto-piloto a testar no Oeste, uma região onde este problema é evidente», adianta Pedro Krupenski.

Com um investimento previsto de 250 mil a 300 mil euros, a Oikos prevê que a fase pioneira da plataforma possa estar a funcionar dentro de um ano. Mas, sendo uma organização sem fins lucrativos, a evolução do processo dependerá da angariação de fundos em curso.

Para já, a instituição está a organizar a Oikos Desafio 100K, uma corrida entre a Lourinhã e o Jamor, cujos participantes terão de contribuir com verbas através de crowdfunding.

A Oikos está já a trabalhar com parceiros tecnológicos e dos sectores agrícola e de segurança alimentar para desenvolver a plataforma. Também há contactos com autarquias e associações agrícolas para que cooperem na gestão deste espaço digital, de forma a poder alargar o projecto a outras regiões, cobrindo o país, numa segunda fase.


2 comentários:

Alto da serra disse...

Parabéns pela iniciativa de criar uma empresa, que permite aos pequenos produtores escoar os seus produtos. Agora a questão é :porquê que esta iniciativa não parte do nosso governo? Que utilizem os fundos comunitários para esse fim. Tanto tempo perdido dentro dos gabinetes e não são capazes de criar programas em rede que permitam aos agricultores aceder e colocarem nessa plataforma o que produziram?
Pelos vistos não! Será que tem falta de formação nessa área? Talvez uma Formação para esse fim/ Marketing fosse oportuno. Santa falta de criatividade e de vontade............
Parabéns Oikos pela vossa iniciativa.

Anónimo disse...

A Oikos não é uma empresa, mas sim uma organização não governamental de inspiração cristã e cujo fim é o combate à pobreza e o desenvolvimento dos valores humanos e sociais numa perspectiva de promoção da dignidade inerente a qualquer ser humano. Neste sentido, esta iniciativa é de louvar na medida em que promove a agricultura familiar e a proximidade entre pequenos produtores e os consumidores finais, escapando á pura ganância da grande distribuição.

Enviar um comentário