quarta-feira, 21 de maio de 2014

Moscatel Roxo 20 Anos da José Maria da Fonseca é eleito Melhor Vinho da Península de Setúbal


O XIV Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, promovido pela Comissão Vitivinícola da Região, revelou no passado dia 15, na Igreja de Santiago – Castelo de Palmela, os melhores vinhos da Região. Em prova estiveram 92 vinhos IG (Regional) Península de Setúbal e DO Palmela e 10 vinhos DO Setúbal que englobam as designações tradicionais Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo.

O Moscatel Roxo 20 Anos da José Maria da Fonseca foi considerado o Melhor Vinho da Região de entre todos os vinhos provados, obteve ainda o diploma de Melhor Moscatel de Setúbal da Região e Medalha de Ouro.

O Setúbal Roxo 20 Anos é um vinho de sobremesa produzido na Região de Setúbal, que foi reconhecida como região demarcada em 1907. Esta casta encontra-se em extinção, existindo apenas uma pequena vinha em Azeitão. Trata-se de uma uva roxa, que contém um aroma intenso a especiarias e um paladar concentrado e muito frutado. Este vinho é um lote de 4 colheitas, em que a colheita mais nova tem 23 anos e, a mais antiga 80 anos. O estágio é feito em madeira usada, visto que o que nos interessa é a oxidação daqui resultante e não o aroma a madeira.

Para além desta importante distinção outros dois vinhos da José Maria da Fonseca receberam a Medalha de Ouro: o Periquita Superyor 2009 e o Periquita Reserva 2011.

A José Maria da Fonseca é mais antigo produtor de Moscatel de Setúbal da região e celebra este ano o seu 180º aniversário.

Fonte:  jmf

Sem comentários:

Enviar um comentário