terça-feira, 20 de maio de 2014

UE: Resultados do Conselho Agricultura e Pescas de ontem


Usos menores de produtos fitofarmacêuticos

O Conselho apoiou a criação de um mecanismo de coordenação que visa permitir o desenvolvimento de ferramentas adicionais para o controle de doenças para as culturas menores e principais culturas afetadas por pragas ou doenças menos comuns, como sugerido num relatório da Comissão.

Os usos menores de produtos fitofarmacêuticos (tais como herbicidas) não são economicamente sustentáveis ​​para a indústria de protecção de plantas. Isto leva a uma falta de produtos fitofarmacêuticos disponíveis para as culturas afectadas (incluindo a maioria dos produtos hortícolas, frutas, viveiros e flores). "A questão de utilizações menores é muito importante para a agricultura em geral, afectando cerca de um quarto da produção vegetal na União Europeia", disse Athanasios Tsaftaris, Ministro do Desenvolvimento Rural e da Alimentação da Grécia e presidente do Conselho.

Outros assuntos

Por iniciativa das delegações dos Países Baixos e da Suécia, o Conselho debateu a perda de alimentos e o desperdício de alimentos na União Europeia e formas de reduzir o seu alcance. Os Ministros consideraram a acção para reduzir a perda de alimentos e desperdícios de alimentos útil, contanto que a segurança alimentar não seja prejudicada. Uma das sugestões feitas pelos Países Baixos e Suécia é isentar mais produtos, que têm uma longa validade e manter a sua qualidade por um longo tempo, a partir da exigência de apresentação da indicação "consumir preferencialmente antes" da data no rótulo.

A pedido das delegações dinamarquesa e sueca, a Comissão informou o Conselho sobre os seus planos para uma possível revisão do regulamento de transporte de animais.

Além disso, o Conselho discutiu um possível reforço das medidas exigidas pela delegação espanhola sobre as importações de frutas cítricas da África do Sul para evitar a entrada da doença mancha preta de citrinos .

Outros pontos aprovados

O Conselho adoptou conclusões acolhendo a nova Estratégia Florestal da União Europeia, publicada pela Comissão em Setembro de 2013.

Fonte:  Conselho UE

Sem comentários:

Enviar um comentário