sexta-feira, 23 de maio de 2014

O Comité Vins (CEEV) apoia em Washington um capítulo ambicioso sobre vinho nas negociações T-TTIP da UE/ EUA.


Washington, 21 de Maio de 2014 - Por ocasião da 5 ª ronda de negociações entre a UE e os EUA para a TTIP (Washington,19-23 de maio), os exportadores de vinho europeus exortaram os negociadores para um ambicioso acordo de comércio de vinhos no próprio coração do acordo TTIP.

O Fórum organizado pelo Office of the U.S. Trade Representative  dos EUA, deu a oportunidade aos stakeholders mais relevantes, de ambos os lados do Atlântico, para apresentarem aos negociadores os principais desafios e oportunidades para os seus respetivos setores.

O CEEV sublinhou a importância da inclusão de um capítulo ambicioso sobre o vinho que consolida o Acordo do Vinho de 2006 no TTIP, permitindo por exemplo solucionar questões pendentes, incluindo a proteção integral de todas as IGs de vinho de ambos os países, eliminar as tarifas, simplificar certificações e procedimentos administrativos, melhorar a convergência regulamentar, enfrentar medidas discriminatórias, e de uma forma pragmática abordar outras oportunidades emergentes.

"Os EUA são agora o maior país consumidor de vinhos a nível mundial, e a UE é o principal destino das exportações de vinho dos EUA. O Acordo do Vinho de 2006 foi o primeiro, e importante, passo apesar disso ainda claramente insuficiente. O impasse em relação aos "semi-genéricos" não é mais uma opção sustentável o TTIP precisa de alcançar soluções que assegurem a proteção de todas as IGs de vinho de ambos os lados "- declarou José Ramon Fernandez, secretário-geral do CEEV". "O vinho não pode ficar excluído dos benefícios do TTIP, o que permitirá trazer para os nossos setores e consumidores as vantagens de uma ampla parceria comercial e de investimento estratégico bilateral. O TTIP é uma oportunidade única para aprofundar a nossa cooperação bilateral e escalá-la para uma verdadeira parceria win-win focada nos interesses dos consumidores, na concorrência leal, e na facilitação do comércio bilateral e internacional de vinhos ".

fonte: Comité Européen des Entreprises Vins (CEEV – www.ceev.be

Sem comentários:

Enviar um comentário