sábado, 13 de setembro de 2014

Ministro da Economia realça contributo da agricultura para crescimento do emprego

Pires de Lima referiu a importância de responder às novas necessidades dos consumidores por alimentos mais saudáveis e aos nichos de produção para mercados "sofisticados"
O ministro da Economia realçou hoje, numa sessão realizada no âmbito da Agroglobal, Feira das Grandes Culturas, o contributo da agricultura portuguesa para o crescimento do emprego e da competitividade da economia.

António Pires de Lima justificou a sua presença no encontro que assinalou os 25 anos da Agro-Ges, Sociedade de Estudos e Projetos, com a ligação que o setor tem à indústria.

O ministro referiu os dados hoje divulgados sobre o crescimento do emprego na Europa no segundo trimestre do ano, que dão conta de um crescimento de 0,9% em Portugal (o segundo que mais cresceu em toda a União Europeia), afirmando que a agricultura tem vindo a dar um contributo positivo para este crescimento.

Pires de Lima apontou ainda o contributo do setor para o aumento da competitividade da economia portuguesa, que subiu 15 lugares no 'ranking' da competitividade mundial (de 51.º para 36.º), frisando a importância das exportações.

O setor da agricultura e da alimentação representou quase 10% da balança de exportação de bens, cerca de 3.000 milhões de euros, tendo o crescimento, até julho, sido 4% superior ao registado no mesmo período de 2013, afirmou.

Essa competitividade, disse, demonstra-se igualmente pelo ritmo da autossuficiência, sendo que, no mesmo período, as importações decresceram 3%.

Pires de Lima referiu a importância de responder às novas necessidades dos consumidores por alimentos mais saudáveis e aos nichos de produção para mercados "sofisticados".

Sem comentários:

Enviar um comentário