quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Valada no Cartaxo recebe Agroglobal – Feira das Grandes Culturas

by Bruno Oliveira on 9 de Setembro de 2014 em Economia

Mais de 200 expositores ligados ao mundo agrícola vão demonstrar o potencial do setor em mais uma edição da Agroglobal, a Feira das Grandes Culturas, que decorre de 10 a 12 de setembro, em Valada, no Cartaxo, numa vasta área de exposição e de demonstração ao vivo das mais avançadas metodologias de cultivo.

A feira traz também grandes figuras da agricultura nacional para debaterem o futuro do setor e, em especial, das chamadas "grandes culturas" como é o caso do milho, designação inicial da feira, que decorreu pela última vez em 2012.

No primeiro dia, logo pelas 11h, realiza-se um debate sobre a reforma da PAC com a participação de Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura, Eduardo Diniz (GPP), Patrícia Cotrim (PRODER), Luís Bulhão Martins e Luís Mira (CAP). O debate prossegue, às 14h30, com a intervenção do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, de Luís Capoulas Santos (ex-ministro), Luís Souto Barreiros (IFAP), Ana Carrilho (CAP) e Manuela Nina Jorge (AGRO.GES).

No dia 11, é apresentado o projeto Mais Milho e vai ser abordada a importância da água para a agricultura portuguesa, com as intervenções de Eduardo Oliveira e Sousa, João Machado (presidente da CAP), José Pedro Salema (EDIA), Luís Palha da Silva (Galp) e Miguel Andrade (EDP). Neste dia, visita a Feira o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, pelas 11h. Também neste dia, pelas 14h30, o jornalista do Expresso, Nicolau Santos, modera um painel que vai abordar os setores produtivos da agricultura portuguesa, com a presença de Fernando Cardoso (FENALAC), João Coimbra, Miguel Teles Branco, João Portugal Ramos, Luís Folque (SOVENA) e Luís Mesquita Dias (Vitacress).

No último dia, 12 de setembro, vai falar-se de agricultura de precisão com Pedro Aguiar Pinto (ISA) a moderar João Serrano (Universidade de Évora), Luís Alcino Conceição (ESAE) e Ricardo Braga (ISA). À tarde, pelas 15h, assinala-se o 25º aniversário da AGRO.GES e a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, visita a Feira. Por esta altura é apresentado o livro de Francisco Avillez sobre "A Agricultura portuguesa: Caminhos para um crescimento sustentável", que é apresentado por Manuel Braga da Cruz. Segue-se um debate com António Gonçalves Ferreira a moderar um painel constituído por Armando Sevinate Pinto (ex-ministro da Agricultura), Augusto Mateus, Francisco Avillez, José Félix Ribeiro e José Lima Santos. Pelas 17h30, será a vez do ministro da Economia, Pires de Lima, visita a Feira.

O espaço terá disponível rede móvel para voz e banda larga móvel 4G.

Sem comentários:

Enviar um comentário