domingo, 7 de setembro de 2014

Vindimas: Chuva condiciona produção de vinhos dos Açores



As vindimas nos Açores estão a decorrer este ano de forma "atípica" devido à chuva que tem caído, o que se irá refletir na produção dos vinhos, segundo o presidente da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVRA).

"A vindima está a ser bastante atípica porque tem chovido imenso. Praticamente todos os dias chove, e as uvas brancas, que são as que estão a ser colhidas nesta altura, apresentam um estado sanitário bastante fraco, muita podridão, apesar de não estarem completamente maduras", disse à agência Lusa Paulo Machado.

Os Açores possuem atualmente três zonas demarcadas de vinho, designadamente as ilhas do Pico e da Graciosa e a zona dos Biscoitos, na Terceira.
Em 2003, o Governo Regional criou a Indicação Geográfica Protegida (IGP) -- Açores, destinada aos vinhos brancos e tintos que satisfaçam determinados parâmetros de qualidade e que, em alternativa, poderão usar a menção "Vinho Regional Açores".
Paulo Machado frisou que as condições climatéricas "inviabilizarão o ano de grande qualidade que se chegou a perspetivar", recordando que o ano passado foi "excecional", embora não na quantidade.
"Este ano havia muito mais uva, mas com a diminuição do que se consegue colher em perfeitas condições sanitárias, vai haver uma quebra", frisou.
O presidente da CVRA acentuou que 2014 "será, provavelmente, o pior de sempre em termos qualitativos".
Paulo Machado referiu que este cenário vai condicionar a produção do vinho, uma vez que se as uvas não chegam com qualidade às adegas, não poderão adquirir a excelência do ano anterior.
A paisagem da vinha do Pico é património da humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), estando disponíveis apoios aos produtores para a sua reconversão e reestruturação.
Na última década, a área de produção da vinha na ilha do Pico passou de 100 para 200 hectares e, até 2016, vão surgir mais 100 hectares.
A vinha do Pico produz vários vinhos, entre os quais o verdelho, que já foi servido à mesa dos czares da Rússia.
Desde 1460 que as vinhas de verdelho são plantadas em solo batido de rochas vulcânicas da ilha do Pico, conferindo ao vinho características especiais.
Dinheiro Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário