quinta-feira, 19 de março de 2015

UE: Opiniões divididas sobre futuro do sector do leite sem quotas

17-03-2015 

 
Na reunião de ontem do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia um dos principais pontos da ordem do dia era o debate sobre a situação do sector do leite a menos de duas semanas do fim das quotas, após três décadas de aplicação das mesmas.

No encontro fiou bem patente opiniões diferenciadas. Por um lado, um grupo de países, grandes produtores de leite do norte da União Europeia (UE), mostraram-se muito satisfeitos pelo desaparecimento do sistema de quotas e referiram a necessidade de planear estratégias para aumentar as exportações comunitárias de lacticínios.

Por outro lado, outro grupo, na sua maioria constituído por países do sul, mostraram a sua preocupação pelo fim do sistema de quotas, que pode levar a um aumento da produção e, em consequência, volatilidade e pressão da baixa de preços. Por este motivo, solicitam à Comissão o estudo de medidas que sirvam como uma rede real de segurança para proteger os pecuários e os seus rendimentos.

A Comissão Europeia não espera que a produção de leite dispare em 2015, prevendo apenas um aumento de um por cento acima à de 2014. Esta subida contida será consequência de que no primeiro trimestre de 2015, e o último da campanha com quota, a produção tenha sido reduzida significativamente para evitar a imposição suplementar, o que compensará os aumentos de produção de leite a partir de 01 de Abril.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário