quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dinamarca reduz 25% dos desperdícios alimentares em cinco anos

Outubro 06
13:54
2015

Um recente relatório das autoridades dinamarquesas mostra que o país conseguiu reduzir 25% os desperdícios alimentares, nos últimos cinco anos.

A principal razão deste sucesso foi, segundo os responsáveis, a criação do movimento "Stop Wasting Food", que foi lançado em 2008.

Este movimento lançou uma campanha, incitando os consumidores a comprarem produtos quase no limite do prazo, desde que fosse para consumo imediato e não escolherem os produtos com maior prazo nos supermercados, evitando, assim, a ultrapassagem do prazo em muitos produtos.

Esta campanha foi focada no consumidor, pois estes são quem mais contribui para os desperdícios alimentares, com 36%. Em seguida, vêm os grandes supermercados com 23%, os industriais de carne com 19% e os produtores pecuários com 14%.

Os supermercados estão também a avançar com medidas, como é o caso de uma cadeia que resolveu vender o pão do dia anterior com 50% de desconto, o que reduziu em 60% os desperdícios que tinham.

Também muitos restaurantes estão a incitar os clientes para levarem para casa a comida que não comeram, para a consumirem mais tarde.

Uma organização para venda de frutas com defeitos visuais, mas perfeitamente sãs, também vai arrancar em breve.

Todo este movimento tem como lema "respeito pelos agricultores, respeito pelos animais, respeito pelos trabalhadores e respeito pelos recursos naturais".

Imagem – salon.com

Sem comentários:

Enviar um comentário