terça-feira, 6 de outubro de 2015

Sete entidades vão procurar programa de luta contra a praga que afecta o pinhão

Outubro 05
13:07
2015

Sete entidades portuguesas vão fazer uma avaliação dos danos provocados por uma praga, que afecta a produção de pinhão e procurar uma solução para o problema.

O projecto envolve um grupo de trabalho composto pelos Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, União da Floresta Mediterrânica e a empresa Cecílio, S.A.

O principal concelho produtor de pinhão é Alcácer do Sal, onde se vai realizar este estudo, para procurar minimizar os efeitos do insecto "Leptoglossus occidentalis" que tem infectado os pinhais em todo o mundo e chegou agora a Portugal.

O pinheiro manso tem tido um grande crescimento na última década em Portugal, totalizando uma área de cerca de 176 mil hectares.

A produção de pinhão tem sido de grande importância para as zonas rurais e um catalisador de mão-de-obra rural.

O aparecimento deste insecto tem vindo a provocar uma diminuição de produção, com prejuízos associados de elevado montante, pelo que este estudo se revela da maior importância para a continuidade da actividade.

O valor económico do pinhão é estimado em 50 a 70 milhões de euros por ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário