domingo, 4 de outubro de 2015

Insecto sugador de pinhas reduz produção nacional de pinhão a metade

FRANCISCO ALVES RITO 03/10/2015 - 08:47

Leptoglossus occidentalis, insecto semelhante a um grilo, suga o miolo da pinha. Autoridades nacionais assinaram em Alcácer do Sal uma parceria para avaliar os danos e definir o plano de combate à praga.


DANIEL ROCHA

A produção de pinhão em Portugal caiu para menos de metade nos últimos quatro anos, devido à praga de Leptoglossus occidentalis, um insecto, de aparência semelhante ao grilo, que está a afectar a floresta nacional de pinheiro manso, queixam-se os produtores e industriais do sector.

Segundo o presidente da Associação dos Industriais de Miolo de Pinhão (AIMP), antes da chegada da praga a território português, há cerca de cinco anos, depois de estar já declarada noutros países mediterrânicos como Espanha e Itália, a indústria nacional de descasque do pinhão trabalhava 120 mil toneladas de pinhas por ano e produzia cerca de 4 mil toneladas. A produção de miolo de pinhão que, em mais de 90 por cento, destinava-se à exportação para países como a Itália, Estados Unidos da América ou Alemanha, chegou a valer aproximadamente 160 milhões de euros por ano.

Actualmente a produção de pinhão descascado fica-se por menos de metade, porque o miolo extraído de cada pinha sofreu uma redução substancial.

"Antigamente, de 100 quilo de pinhas retirávamos quatro quilos de pinhão e agora, dos mesmos cem quilos de pinhas obtemos somente 1,2 ou 1,3 quilos de miolo", disse ao PÚBLICO Hélio Cecílio, industrial do sector e presidente da AIMP.

A restante quantidade de miolo é consumida pelo Leptoglossus occidentalis. O insecto, com uma grande capacidade reprodutiva, tem um lábio sugador, injecta um líquido ácido para o interior do pinhão e consegue depois chupar os nutrientes do miolo.

"Só sabemos que pinhas estão afectadas quando as abrimos na fábrica", diz Paulo Lopes, representante da Preparadora de Pinhão, uma das indústrias de descasque a operar em Portugal. E acrescenta: "Nós, os fabricantes, pedimos às autoridades nacionais competentes para tomarem as medidas necessárias à erradicação da praga, urgentemente, mas os resultados têm sido muito lentos".

Além de rendimento, a indústria queixa-se de estar a perder mercado por falta de competitividade. "Agora temos muito mais custos para produzir muito menos e, como o pinhão nacional escasseia, o preço sobe", explica Hélio Cecílio, concluindo que a situação "é má, para a fileira do pinhão, que concorre com produtos da China e do Paquistão sem qualidade e de higiene duvidosa, sem sabor, que chegam ao mercado a preços muito mais baixos".

O problema é conhecido das entidades competentes, que assinaram esta semana, em Alcácer do Sal – concelho que acolhe o recentemente criado Centro de Competência do Pinheiro Manso e Pinhão (CCPMP) -, um protocolo de cooperação para avaliação dos danos e adopção de medidas de controlo da praga.

O Instituto Nacional e Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direcção Geral de Alimentação Veterinária (DGAV), o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA) e a União da Floresta Mediterrânica (UNAC), com a colaboração dos industriais do sector e do Município de Alcácer do Sal, comprometem-se a trabalhar em conjunto para "quantificar os danos causados pelo Leptoglossus occidentalis no território continental" e a elaborar o "plano de acção nacional de controlo" da praga.  

Objectivos fixados no documento em que as seis entidades reconhecem "a necessidade de implementar no terreno uma estratégia para a monitorização e o controlo urgente das populações" deste insecto.

De acordo com o protocolo assinado, o plano nacional a adoptar passará por sensibilização e informação de proprietários e produtores florestais, controlo da praga através de luta química e luta biológica, medidas de apoio, incluindo financeiro, ao sector, e pela investigação científica do fenómeno.

O pinheiro manso ocupa em Portugal uma área total de 176 mil hectares, sendo a espécie florestal que mais cresceu desde o inventário florestal nacional de 2005, com um incremento de 54%. Representa já cerca de seis por cento da floresta de todo o país.

Urgência na acção
A necessidade de medidas práticas urgentes, no combate à praga, é reconhecida por todas as entidades ligadas à problemática e sublinhada, também pelos responsáveis políticos.

O secretário de Estado Secretário de Estado da Alimentação e Segurança Alimentar, Nuno Vieira de Brito, que esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo de parceria, pediu celeridade a todas as partes envolvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário