quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Espanha: Colheita de azeite pode alcançar 1,24 milhões de toneladas

 06-10-2015 
 

 
O Conselho Sectorial de Azeite das Cooperativas Agro-alimentarias de Espanha reuniu, no passado dia 01 de Outubro, para fazer um balanço da situação do olival nas distintas zonas produtoras e realizaram uma estimativa da próxima colheita de azeite, que prevê cerca de 1.240.000 toneladas.

Este valor pode variar segundo a evolução do clima nas próximas semanas, mas não há dúvida que as altas temperaturas registadas na Primavera e no Verão, assim como a falta de chuva nas principias zonas de olival do país, têm diminuído o potencial do olival quebrando com as expectativas iniciais, tendo em conta a natureza do olival, de ter uma boa produção depois da má colheita anterior. No final, trata-se de uma colheita média.

Por zonas, destaque para a Andaluzia, onde se prevê uma colheita superior a um milhão de toneladas, o que supõe mais 56,5 por cento em relação à anterior. Para a segunda região produtora, Castilla-La Mancha, estima-se um resultado em torno das 60 mil toneladas, ou seja, com um aumento de 17,5 por cento em comparação à anterior. Tanto para Castilla-La Mancha como Extremadura, mesmo com expectativas de colheita ligeiramente superior à anterior, será substancialmente inferior à média.

Apenas na Comunidade Valenciana aguarda-se uma colheita superior à média, até um total de 25 mil toneladas, mais 72,6 por cento.

Em relação às expectativas do mercado na próxima campanha, o Conselho Sectorial destacou a reduzida ligação entre campanhas não apenas a nível mundial, mas também em Espanha.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário