sexta-feira, 25 de março de 2016

Leite e suinicultura: ministro apresenta propostas no Parlamento em abril



 24 Março 2016, quinta-feira  AgropecuáriaIndústria alimentar

O Parlamento vai ouvir o ministro da Agricultura no próximo dia 5 de abril, com o PSD a querer conhecer as propostas para o setor do leite e para a suinicultura defendidas por Capoulas Santos em Bruxelas.
leite
A comissão parlamentar de Agricultura e Mar aprovou a 23 de março, por unanimidade, um requerimento do PSD para a audição do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, no sentido de «conhecer e aprofundar as conclusões da Comissão Europeia para as crises de mercado e as posições defendidas por Portugal para os setores do leite e da suinicultura».
O ministro tinha uma audição regimental prevista para dia 5 de abril e para esse dia, devido à aprovação do requerimento do PSD, passa a estar prevista mais uma ronda dedicada exclusivamente ao debate sobre os dois setores, disse o deputado social-democrata Nuno Serra.
«Este é um momento muito preocupante para os dois setores. Sabemos que têm de haver medidas concretas para este setor. O ministro já foi três vezes a Bruxelas e, da última vez, participou num Conselho Europeu de Agricultura só para tratar estes temas. Mas nós, no parlamento, não sabemos quais as propostas que o ministro levava», afirmou Nuno Serra.
Para o vice-presidente da bancada social-democrata, é de «bom-tom informar a Assembleia da República da expectativa do Governo» quanto às propostas que foram apresentadas.
Considerando que o Governo trouxe de Bruxelas «uma mão cheia de nada», e sem respostas para os problemas dos setores portugueses do leito e da carne, o PSD quer agora saber «quais eram as propostas» de Capoulas Santos quando foi a essa reunião.
A 14 de março, os ministros da Agricultura da União Europeia reuniram-se em Bruxelas e em cima da mesa estiveram as crises europeias no setor do leite e da suinicultura, os temas que mais preocupam os produtores portugueses.
À chegada ao Conselho Europeu de Agricultura, Capoulas Santos indicou que levava várias propostas, preparadas previamente com as organizações do setor e disse ter noção de que «não é uma tarefa fácil».
O governante disse que uma maioria dos Estados-membros da UE defende outras soluções, mas garantiu que se ia bater «pela defesa dos agricultores» portugueses.
A Comissão Europeia, por seu lado, disse que está disponível para autorizar a redução temporária da produção de leite sob uma base voluntária e um aumento dos apoios ao armazenamento, segundo anunciou o comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan.
Para o setor do leite, Bruxelas propõe-se duplicar os limites para a ajuda à armazenagem de leite em pó magro e de manteiga para as 218 mil e as 100 mil toneladas, respetivamente.
Em relação à crise na suinicultura, o comissário disse estar disposto a criar um novo regime de ajuda para o armazenamento privado de carne de porco, cujos detalhes serão definidos mais tarde.
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário