quinta-feira, 29 de junho de 2017

ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo


MARKO DJURICA/ REUTERS (ARQUIVO)

 29.06.2017 12h45

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

As análises realizadas às amostras ao leite revelaram adição de água oxigenada. As autoridades suspeitam que estaria a ser utilizada para ocultar a má qualidade higiénica do leite, em vez da utilização de refrigeração, facto confirmado pela temperatura medida no momento das inspeções.

De acordo com o comunicado da ASAE, como resultado da ação "foi instaurado um processo por suspeita de crime contra a genuinidade, qualidade ou composição de géneros alimentícios, em concurso com infrações de natureza contraordenacional, nomeadamente o incumprimento dos requisitos de temperatura durante o processo de produção, recolha e transporte de leite cru e a falta de requisitos de higiene do leite".

As investigações da ASAE levaram também à apreensão de 830 litros de leite cru e 40 litros de água oxigenada, num valor que ronda os 800 euros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário