terça-feira, 27 de junho de 2017

FAO financia projetos para uso de águas residuais na agricultura em Cabo Verde


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) vai financiar com cerca de 350 mil euros a execução em Cabo Verde de projetos para o uso de águas residuais na agricultura.

Os projetos-piloto, que beneficiarão os concelhos de Tarrafal de Santiago e São Vicente, visam aumentar a disponibilidade e a qualidade da água usada na agricultura, segundo um protocolo assinado hoje, na cidade da Praia, pelo representante da FAO em Cabo Verde, Rémi Nono Womdim, e pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

O ministro da Agricultura e Ambiente, citado pela agência cabo-verdiana de notícias Inforpress, destacou a importância destes projetos num país onde a escassez, obriga a adotar boas políticas de gestão da água.

Gilberto Silva considerou que a gestão da água no arquipélago tem de incluir necessariamente a reutilização das águas tratadas, tendo apontado como exemplo o caso de Israel, um país também marcado pela escassez de água e que utiliza 86% das suas águas residuais tratadas na agricultura.

Por seu turno, o representante da FAO considerou que pelo seu clima tropical seco, uma baixa precipitação média anual (250 mililitros) e com limitações de água doce, Cabo Verde deve socorrer-se de recursos hídricos não convencionais para o desenvolvimento da agricultura.

Rémi Nono Womdim assegurou que as águas residuais, quando bem tratadas, constituem um "recurso valioso e inexplorado" que pode ajudar o país no desenvolvimento da agricultura e da silvicultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário