quarta-feira, 14 de março de 2018

Governo aumenta grupo de acompanhamento de negociação da PAC - diploma


António Manuel Alhinho Covas, assessor do ministro da Agricultura no Governo de António Guterres entre 1995 e 1999, vai integrar o grupo de peritos que acompanham a negociação da PAC - Política Agrícola Comum, segundo um diploma hoje publicado.

O Conselho de Acompanhamento da Revisão da Política Agrícola Comum (PAC), criado em junho do ano passado, tem por missão definir os desafios que a agricultura portuguesa vai enfrentar no futuro e os pressupostos da estratégia de política agrícola nacional no quadro da PAC após 2020.

A escolha de Alhinho Covas, de 65 anos, é justificada pelo Governo com o facto de ter uma "personalidade de reconhecido mérito" nas áreas dos assuntos europeus e do desenvolvimento rural.

"A composição do Painel de Peritos do Conselho de Acompanhamento da Revisão da PAC (...) integra ainda António Manuel Alhinho Covas, Professor Catedrático da Universidade do Algarve", lê-se no diploma.

Além de Alhinho Covas, o painel de peritos é composto por outras personalidades do meio académico, como António Serrano, Teresa Pinto Correia e Mário de Carvalho (Universidade de Évora), Arlindo Cunha e Miguel Sottomayor (Universidade Católica do Porto), Artur Cristóvão (UTAD), Francisco Cordovil (ISCTE), Francisco Avillez, Ricardo Braga, Raul Jorge e José Lima Santos (Universidade de Lisboa) e Maria de Belém Costa Freitas (Universidade do Algarve).

Há dois anos, em abril de 2016, este professor catedrático também foi nomeado para representar o Governo no conselho consultivo da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

O professor catedrático integrou ainda a comissão diretiva do programa operacional regional Algarve XXI, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Nacional de Agricultura em representação da coordenação do projeto Querença, que visa o resgate territorial de territórios em estado crítico, gravemente atingidos por processos de desertificação e abandono.

A terceira e última reunião do Conselho de Acompanhamento da Revisão da Política Agrícola Comum (PAC) aconteceu na passada quarta-feira, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário