terça-feira, 13 de março de 2018

Parques de receção de madeira queimada avançam na próxima semana - Governo


Os parques de receção de madeira queimada vão avançar já na próxima semana em alguns pontos do país, sobretudo nas regiões do Norte e Centro, anunciou hoje o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

"Estão aprovados 26 parques, mas o concurso continua aberto e a reação à medida foi muito boa", disse o governante em Castanheira de Pêra, no distrito de Leiria, onde participou na conferência "Valorizar o Interior - Promover o investimento e o emprego", promovida pela Confagri e UGT.

Os parques vão funcionar de acordo com os incentivos do Ministério da Agricultura, que atribui aos produtores florestais um valor de quatro euros por tonelada "desde que a madeira seja vendida a um preço não inferior a 25 euros por tonelada" e tenha um diâmetro superior a 20 centímetros.

"Estou a falar de madeira nobre, com mais de 20 centímetros de diâmetro, que é aquela utilizada pela indústria e é aquela que, se não for armazenada rapidamente e em condições adequadas, se vai deteriorar em pouco tempo", afirmou Capoulas Santos.

Segundo o ministro da Agricultura, "é necessário garantir que o 'stock' que se acumulou com os incêndios não seja perdido".

A tutela vai atribuir ainda mais "três a três euros e meio" por tonelada às entidades que vão gerir os parques.

"Haverá, também, um apoio mais pequeno, de um euro e meio, para a madeira que não necessita de cuidados de conservação, inferior a 20 centímetros de diâmetro, e que é utilizada para a trituração, estilha e peletes", disse.

"Na próxima semana já irei visitar alguns [parques]. Trata-se de uma medida que congregou à sua volta as organizações de produtores florestais e Câmaras Municipais", frisou ainda Capoulas Santos.

Na zona Centro e do Pinhal Interior estão previstos parques para Figueiró dos Vinhos, Oleiros e Arganil.

Sem comentários:

Enviar um comentário