quarta-feira, 23 de maio de 2012

Maioria dos estrangeiros desconhece marcas portuguesas

22 de Maio de 2012 às 14:09:03, por MEIOS & PUBLICIDADE
De acordo com um estudo levado a cabo pela Millward
Brown/Hill+Knowlton Strategies Portugal, 65% dos inquiridos no
estrangeiro com conhecimentos internacionais não é capaz de
identificar uma única marca portuguesa. O estudo, que inquiriu 770
pessoas em mercados tão diversos como África do Sul, Alemanha,
Austrália, Brasil, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da
América, França, Grécia, Holanda, Polónia, Portugal e Reino Unido,
pretendeu perceber qual a percepção existente sobre as marcas
portuguesas.

Dos inquiridos no estrangeiro, apenas 35% afirmaram conhecer marcas
portuguesas, sendo que apenas no Brasil (66%), Espanha (64%) e Polónia
(56%) é que o número de pessoas que conhece marcas portuguesas supera
os que não conhecem. Nos EUA, o desconhecimento atinge os 93% dos
inquiridos.


Quando analisadas as respostas dadas pelos inquiridos internacionais
que já consumiram produtos portugueses – 40% dos quais já visitaram
Portugal – a qualidade dos produtos portugueses associada à percepção
das suas características artesanais conduzem a uma apreciação positiva
dos produtos. Em 59% dos casos, inclusivamente, a qualidade
reconhecida das marcas portuguesas fez com que estas fossem ao
encontro ou excedessem as expectativas.

As conclusões do estudo realizado pela Millward Brown/Hill+Knowlton
Strategies Portugal mostram ainda que, excluindo o sector alimentar,
são poucos os conhecimentos sobre produtos e/ou marcas portuguesas,
aparecendo os vinhos como o produto nacional que reúne maior número
conhecimento por parte dos consumidores internacionais. As marcas
referidas espontaneamente com maior destaque foram a TAP, Sagres,
Super Bock, Banco Espírito Santo e azeite Gallo, sendo de destacar
ainda na área da distribuição Pingo Doce e grupo Jerónimo Martins.

Mais de metade dos portugueses acredita que marcas da distribuição são nacionais

Internamente, verifica-se que são os indivíduos com idades
compreendidas entre os 45 e 54 anos quem mais se preocupa em comprar
português, apesar de apenas 10% dos portugueses afirmarem pagar mais
por isso. Quando questionados sobre Marcas de Distribuição (MdD), mais
de 50% dos inquiridos portugueses acredita que estas são
maioritariamente portuguesas, embora a origem dos produtos adquiridos
não seja relevante para cerca de 30% das pessoas.

Em relação às razões para consumir português, os inquiridos em
Portugal são peremptórios: a qualidade dos produtos e o apoio à
economia ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugar da tabela
das motivações. Frescos, azeite, leite, iogurtes e óleo alimentar são
as categorias de produto cuja origem é mais relevante para os cerca de
40% dos inquiridos em Portugal que procuram marcas portuguesas.

http://www.meiosepublicidade.pt/2012/05/22/maioria-dos-estrangeiros-desconhece-marcas-portuguesas/

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