sábado, 18 de maio de 2013

Consumidor italiano prefere azeite virgem extra

16-04-2013

A Itália, em 2012, vendeu mais de 217 milhões de litros de azeite por
850 milhões de euros, com o azeite virgem extra a liderar, com 72 por
cento do total das vendas.

O azeite teve uma quota de 13 por cento e o azeite 100 por cento
italiano de 12 por cento, de acordo com dados avançados pelo Unaprol,
Consórcio Italiano de Olivicultura. Os azeites com Denominação de
Origem Protegida (DOP) e com Indicação Geográfica Protegida (IGP)
apresentaram um saldo negativo. Em comparação com 2011, em 2012
verificou-se uma ligeira descida das vendas de menos um por cento,
tanto em valor como em volume.

Os consumidores do centro de Itália preferem azeite extra virgem,
enquanto as vendas do azeite 10 por cento italiano dominam o sul do
país e os DOP e IGP são os mais procurados no norte de Itália.

Os preços cobrados pelo azeite virgem extra nas cadeias de
comercialização entre 2011 e 2012 foram essencialmente estáveis. Os
preços das categorias de maior valor, à excepção dos DOP e IGP,
manifestaram a necessidade de aplicar estratégias para melhorar a
produção de forma a valorizar o produto na distribuição.

Segundo a Unaprol, o agricultor produz azeite de qualidade mas não tem
remunerações adequadas pelos seus custos de produção.

Fonte: Agrodigital

http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia45170.aspx

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