quinta-feira, 4 de julho de 2013

72% dos portugueses ponderam comprar diretamente aos produtores nos próximos anos

por Ana Rita Costa2 de Julho - 2013

Apenas 28% dos consumidores portugueses não manifestam intenções de
abordar diretamente os produtores, para adquirir determinados
produtos, sem passar pela distribuição. Esta é uma das principais
conclusões de um estudo do Observador Cetelem sobre o futuro do
consumo na Europa.

Segundo este mesmo estudo, apesar da maioria dos consumidores
portugueses estarem interessados no contacto direto com o produtor,
pouco mais de metade (58%) pensam em privilegiar os comércios
independentes, as pequenas lojas de bairro, os artesãos ou os
feirantes. Uma intenção que acompanha a tendência europeia: 60% dos
europeus afirmam estarem prontos para privilegiar o comércio de
proximidade, ainda que esta apareça mais vincada nos países da Europa
de Leste (Hungria: 72%; Roménia: 68%; Eslovénia: 66%).

O estudo do Observador Cetelem alerta ainda para o facto de que estes
números não significam o fim das grandes superfícies, mas assiste-se a
uma clara tomada de consciência dos consumidores sobre o seu papel a
desempenhar na distribuição. Atualmente, 55% dos Europeus já compraram
uma vez a um produtor e estima-se que serão perto de oito consumidores
em cada 10 a fazê-lo, nos próximos anos.

"A intenção existe e é uma tendência que deverá aumentar nos próximos
anos. Resta saber com que frequência, os consumidores europeus vão
privilegiar comprar aos seus pequenos produtores, em vez de passar
pelos distribuidores. Longe da ideia de anunciar o encerramento dos
distribuidores: os europeus estão ainda ligados a estes, sobretudo na
Europa Ocidental, mas as consciências evoluem, e os consumidores
escolhem cada vez mais outros circuitos", afirma Diogo Lopes Pereira,
diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=7412&bl=1

Sem comentários:

Enviar um comentário