sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Alemanha discute com a França o primeiro lugar de maior produtor agrícola europeu

Janeiro 28
19:28
2014

Desde 2007, a Alemanha tem vindo a aproximar-se muito rapidamente da França, que ocupa o primeiro lugar de maior produtor agrícola europeu.

Em 2013, as exportações agrícolas alemãs atingiram os 65 mil milhões de euros, ou seja, o dobro de há dez anos. Mesmo com este incremento das exportações, o sector alimentar ainda é deficitário de 10 mil milhões de euros.

Actualmente a Alemanha ultrapassou a França no sector da carne de porco, do leite, da carne de frango, dos ovos e mesmo das framboesas. Do ponto de vista competitivo, os alemães têm alguns trunfos, tais como:

a) A grande dimensão das suas explorações, cujo número diminui a um ritmo de 5% ao ano. Os antigos Kolkhozes na ex-RDA não foram desmantelados, continuando a trabalhar sob a forma de gigantescas cooperativas cerealíferas

b) Se em França cresce a contestação às grandes explorações leiteiras com 1000 vacas, os alemães têm explorações de 3000 vacas na antiga ex-RDA

c) Os matadouros são três vezes maiores que os franceses e a mão-de-obra é 80% proveniente de países de leste, ganhando cerca de 5 euros por hora, valor muito inferior ao praticado em França.

A introdução do salário mínimo na Alemanha em 2015, de 7,75 euros por hora, vai ser o grande desafio do sector. Por outro lado, a Alemanha tem aproveitado muito bem os subsídios de Bruxelas para os bio combustíveis, incitando os agricultores a produzir com contratos de garantia de preço a 20 anos.

Como reverso da medalha, ao optar por uma agricultura industrial, os agricultores ficaram muito dependentes dos grandes grupos de distribuição, como a Aldi e o Lidl. Também no que diz respeito à agricultura bio, a Alemanha ultrapassou a França, ocupando 5% das terras cultiváveis contra 2% em França.

Sem comentários:

Enviar um comentário