domingo, 26 de janeiro de 2014

Dieta Mediterrânica traz Assunção Cristas a Tavira


Assunção Cristas - (M. Agricultura)
Na sequência da inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, cuja comunidade representativa de Portugal é Tavira, a ministra da Agricultura e do Mar Assunção Cristas, desloca-se, no dia 26 de janeiro, pelas 11h00, ao concelho de Tavira para visita guiada à exposição "Dieta Mediterrânica – Património cultural milenar" e contacto com a rede de parceiros locais e regionais que contribuíram para o sucesso da candidatura.

A exposição tem como tema a resposta à questão "O que é a Dieta Mediterrânica?", dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e estilo de vida, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa do país.

No final da visita terá lugar uma demonstração culinária, e de produtos alimentares que constituem a base da Dieta Mediterrânica.

As culturas mediterrânicas são culturas de partilha e entreajuda comunitária, onde as sociabilidades assumem um papel relevante.

Com concretização desta classificação, o Algarve vê, pela primeira vez, a sua cultura reconhecida pela UNESCO.

23 de Janeiro de 2014 | 22:36
barlavento

Sem comentários:

Enviar um comentário