terça-feira, 22 de abril de 2014

Agrocluster Ribatejo organiza encontro de agronegócio em Santarém

por Bruno Oliveira a 21 de Abril de 2014 em Economia

O AgroCluster Ribatejo, com o apoio da Nersant, organiza o primeiro Agribusiness, o primeiro encontro internacional de negócios do setor agroalimentar, que vai decorrer entre 28 e 30 de abril em Santarém, no CNEMA. A iniciativa traz a Portugal mais de 20 importadores estrangeiros de oito países (Holanda, Dinamarca, Reino Unido, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Emirados Árabes Unidos e Brasil) e reúne 100 empresas nacionais e internacionais no Ribatejo. Estão previstas mais de 250 reuniões de negócios.
"A primeira edição do AGRIBUSINESS materializa um objetivo que o AgroCluster Ribatejo tem desde a sua criação: organizar um encontro internacional na região que proporcione efetivas oportunidades de negócios e que sente à mesma mesa empresas portuguesas e estrangeiras do setor agroalimentar, vindas de vários pontos do mundo. Este evento enquadra-se numa das principais missões do cluster, que passa por promover a internacionalização das empresas e dos produtos da região, assim como a sua exportação. É também uma oportunidade para mostrar os resultados do trabalho realizado ao nível da inovação, investigação e desenvolvimento", afirma Carlos Lopes de Sousa, presidente do AgroCluster Ribatejo.
O objetivo central deste encontro passa por proporcionar oportunidades de negócio para os empresários da fileira agroalimentar da região do Ribatejo e os empresários estrangeiros presentes e promover a internacionalização das empresas e dos produtos da região, assim como a sua exportação.

O Agribusiness 2014 é um projeto cofinanciado pelo INALENTEJO, União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. É organizado pelo AgroCluster Ribatejo e conta com o apoio da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém.

O Agrocluster Ribatejo foi criado e constituído em 2009 pela Nersant e conta com 108 empresas associadas (30 das quais são fundadoras), responsáveis por um volume de negócios de 1900 milhões de euros, dos quais 500 milhões em exportações, e emprega 9 mil pessoas. Depois de expandir a sua ação para a região do Oeste, abarca agora 63% da área agrícola de Portugal. É reconhecido pelo Governo Português como Estratégia de Eficiência Coletiva e foi galardoado pela "European Cluster Managers' Club" com o selo de bronze, num projeto criado pela Comissão Europeia para a promoção da gestão de excelência nos clusters.

Sem comentários:

Enviar um comentário