domingo, 20 de abril de 2014

Homem gravemente ferido em acidente com trator agrícola


O trator «despistou-se, capotou e terá passado por cima da vítima»

Por: tvi24 / AM    |   2014-04-18 15:22

Um homem sofreu, esta sexta-feira, ferimentos graves na sequência de um acidente com um trator agrícola em Mirandela, distrito de Bragança, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro local.

De acordo com a mesma fonte, o acidente ocorreu na aldeia de Miradeses, perto das 10:00, tendo o ferido, com cerca de 65 anos, sido transportado de helicóptero para o Hospital de Vila Real.

De acordo com as informações recebidas no CDOS de Bragança, acrescentou a fonte, o trator «despistou-se, capotou e terá passado por cima da vítima».

Os acidentes com tratores mataram, desde o princípio de 2014, seis pessoas no distrito de Bragança, o dobro das vítimas registadas em todo o ano anterior, divulgou na quarta-feira a GNR.

No ano de 2013, a Guarda registou três vítimas mortais em acidentes de trator em trabalhos agrícolas, enquanto desde 1 de janeiro de 2014 até quarta-feira já tinham sido contabilizadas seis vítimas.

Os dados foram divulgados pelo comandante distrital da GNR, Sá Pires, que considerou esta realidade «uma quase calamidade», num debate sobre o problema na rádio Brigantia, de Bragança.

Para o comandante Sá Pires, a solução para o problema «tem de depender dos operadores das máquinas adotarem medidas de segurança».

Uma dessas medidas passa por não retiraram do trator o chamado «Arco de Santo António» que protege o condutor, evitando que fique esmagado debaixo da máquina.

Em caso de capotamento, que continua a ser a principal causa dos acidentes, este arco evita ou minimiza os resultados, concretamente o esmagamento, segundo aquele responsável.

Sem comentários:

Enviar um comentário