sábado, 26 de abril de 2014

Portugal vai ajudar a Rússia na luta contra a Peste Suína Africana

Abril 16
11:43
2014

No contexto do problema do embargo da Rússia à carne de porco europeia, realizou-se uma reunião entre o chefe dos serviços veterinários russos, Sergey Dankvert e o embaixador português, Mário Godinho.

Neste encontro o nosso embaixador informou que o nosso país tinha grande experiência da luta contra a Peste Suína Africana (PSA), pois esta doença flagelou a produção portuguesa durante décadas e foi preciso um rigoroso plano de erradicação para conseguir ter sucesso em 1993 e não se registar nenhum caso a partir desta data.

Devido à nossa experiência, foi oferecido por Portugal toda a ajuda técnica que os russos acharem necessária para o combate da PSA na Rússia.
As autoridades russas mostraram-se muito interessadas neste ponto e querem estabelecer contactos ao nível técnico e científico em Portugal, para apoio ao seu plano de erradicação da PSA.

O embaixador Mário Godinho aproveitou o momento para informar que a indústria de carne de porco portuguesa está muito interessada em exportar para a União Aduaneira Russa e teve uma resposta muito favorável dos russos, que vão enviar uma missão para inspeccionar os matadouros portugueses, no segundo trimestre deste ano. O responsável pelo Cazaquistão não mostrou qualquer interesse, enquanto a Bielorrússia ainda não expressou nenhuma opinião.

Como se sabe, estas negociações entre a Rússia e a União Europeia estão num impasse, pois cada uma das partes não aceita a regionalização do território da União Europeia proposta pela outra, o que levou a União Europeia a apresentar formalmente queixa à Organização Mundial de Comércio.

Sabe-se que a Dinamarca, furando a disciplina comunitária, está a negociar directamente com os russos, mas até ao momento o Agroinfo ainda não conseguiu obter informação do resultado destas negociações.

Sem comentários:

Publicar um comentário