sábado, 17 de maio de 2014

Descartada possibilidade de caso de vaca louca no Brasil



O caso de ocorrência da proteína da doença das vacas loucas numa fazenda do Mato Grosso, no Brasil, foi considerado um caso atípico pelo laboratório de Weybridge, do Reino Unido, que considerou segura a carne bovina brasileira.
O caso em questão foi descoberto em abril deste ano pelo Laboratório Agropecuário em Pernambuco, instituição brasileira de referência para o diagnóstico de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, nome científico para a doença das vacas loucas.
Na sequência, o tecido nervoso do animal, abatido em março, foi enviado ao laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), no Reino Unido.
Após os exames, o laboratório considerou o caso uma ocorrência "atípica" da proteína EEB, que ocorre de forma "esporádica e espontânea", sem relação com a ingestão de alimentos contaminados.
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) é uma doença degenerativa não-transmissível que afeta o sistema nervoso central dos animais a partir de uma proteína infectante conhecida como "príon".
No caso da EBB clássica, o gado adquire a proteína a partir de alimentos contaminados, o que deve ser combatido tendo em conta a facilidade da transmissão para outros animais.
Já no caso da EBB atípica, o "príon" é ligeiramente diferente e normalmente surge em animais mais velhos e não apresenta perigo de transmissão. O caso atípico é uma manifestação rara da doença, cujas causas ainda não foram totalmente esclarecidas.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, a corpo do animal com EBB atípico foi incinerado e "nenhum de seus produtos ingressaram na cadeia alimentar".
As autoridades brasileiras garantem ainda que todas as propriedades por onde o animal havia circulado foram avaliadas sem qualquer constatação de outros casos entre os animais dessa fazenda.
As embaixadas brasileiras em países importadores de carne bovina do país foram colocadas à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o caso.
Diário Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário