sábado, 17 de maio de 2014

Vinhos históricos de Colares são postos à prova em Seteais



Os Vinhos Históricos de Colares, pertencentes à região vitivinícola de Lisboa, vão ser postos à prova na próxima terça-feira, dia 20 de Maio, pelas 13h00, no Tivoli Palácio de Seteais.

O objectivo é dar a conhecer aos portugueses estes vinhos produzidos há mais de mil anos, mas que são desconhecidos do grande público.

"Os portugueses não bebem vinhos históricos porque não os conhecem. Em Portugal temos vários exemplos, mas Lisboa é a região com mais vinhos históricos – Colares, Encostas d'Aire e mesmo o Carcavelos", afirma Vasco d'Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).

Os Vinhos de Colares apresentam características únicas, tais como o facto de as videiras serem plantadas de 'pé-franco'.

"As videiras que dão origem a estes vinhos de Colares, são plantadas sem serem enxertadas. Isto já de si é único e raríssimo. As videiras são plantadas em terrenos de areia, por vezes, nos 8 metros de profundidade, para ficarem 'unhadas' na argila subjacente. Para além disso, estas vinhas são conduzidas em sistema rastejante, havendo necessidade de 'levantar os pontões', na altura em que começam a aparecer os cachos", explica o presidente.

Para que os roedores não ataquem os cachos, os produtores espalham cabelo humano no «chão de areia», o que definitivamente afasta coelhos, entre outros.

Os vinhos brancos desta Denominação de Origem Controlada (DOC) são produzidos, de forma recomendada, a partir da casta Malvasia, enquanto que os tintos são produzidos a partir da casta Ramisco.

Os principais mercados destes vinhos, que se situam num segmento de preço alto e cuja produção é de cerca de 50 mil garrafas por ano, são o inglês, americano e os hotéis e restauração de luxo (HORECA) portugueses.

Durante a manhã, cada produtor de Colares DOC presente, irá dar a conhecer, entre outros vinhos, as suas novas colheitas, num total de mais de 20 referências para prova.

O 'III Almoço de Colares' será, também ele, harmonizado com os vinhos históricos desta região, numa sessão organizada pela cadeia Tivoli, proprietária do conhecido Hotel de Seteais, e que conta com o apoio da CVR Lisboa e da Câmara Municipal de Sintra.

Fonte:  PressMedia

Sem comentários:

Enviar um comentário