sexta-feira, 16 de maio de 2014

McDonald's já tem ketchup produzido em Portugal

Serão 1000 toneladas de ketchup que a Italagro vai fornecer à multinacional este ano, correspondentes a cerca de um milhão de euros

McDonalds
Italagro fornece os 139 restaurantes
D.R.
14/05/2014 | 16:24 | Dinheiro Vivo
A Italagro, empresa do Grupo HIT (Holding da Indústria Transformadora do Tomate) é o novo fornecedor nacional de ketchup da McDonald's Portugal. A nova parceria foi apresentada esta quarta-feira num evento que contou com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, mas o grupo já é fornecedor desde março.
"Temos um sector [agrícola] vivo, dinâmico, a crescer, e a procurar novas formas de se mostrar e de se afirmar. E aqui, o que vemos é uma boa relação entre a produção, no caso de tomate, entre a agro-indústria, e agora com a restauração, com a McDonald's, onde todos os pacotinhos de Ketchup serão portugueses, com tomate das nossas terras e dos nossos agricultores", disse a ministra à agência Lusa, frisando que "este é um sinal muito positivo".
Serão 1000 toneladas de ketchup que a Italagro vai fornecer à multinacional este ano, o que corresponde a cerca de um milhão de euros. A Italagro tem sede em Castanheira do Ribatejo e o tomate fresco provém de 240 produtores nacionais. A empresa portuguesa desenvolveu exclusivamente para a McDonald's uma nova linha de produção deste molho, o que implicou a criação de 24 novos postos de trabalho. 

Leia também: Camiões do McDonalds vão ser os primeiros a andar a gás natural
Um dos compromissos da McDonald's, que tem 139 restaurantes no país, é o apoio aos produtores portugueses para o desenvolvimento da economia e da agricultura do país e já trabalha com 30 fornecedores nacionais, que representam mais de um terço das compras realizadas pela empresa em Portugal.
"Neste momento o ketchup será para todos os restaurantes portugueses mas, a prazo, até pode ser para todos os restaurantes europeus ou, quem sabe, do mundo porque é possível depois encetarmos essa exportação", referiu a ministra da Agricultura e do Mar.
O diretor-geral da McDonald's Portugal salientou que o contrato representa uma janela aberta para outros negócios.
"A McDonald's quando certifica um fornecedor para trabalhar num determinado mercado, este fica imediatamente qualificado para poder trabalhar noutros mercados. Portanto, existe aqui a possibilidade, e nós vamos trabalhar para que isso aconteça, desta empresa nacional, que nos vai fornecer o Ketchup, a Italagro, de poder fornecer outros mercados num futuro próximo", assumiu Mário Barbosa.
O presidente da HIT destacou o facto de esta parceria, além do encaixe financeiro e da criação de postos de trabalho, vir a permitir a expansão da Italagro.
"Isto abre-nos a porta para começarmos a expandir a empresa e a fornecer outros países a partir de Portugal. Portanto é um potencial grande", afirmou Martin Stilwell.
O grupo HIT tem duas fábricas de transformação de tomate em Portugal e processa mais de 300 mil toneladas de tomate por ano, exportando quase toda a sua produção para outros países da Europa, assim como para o Médio e Extremo Oriente.

Sem comentários:

Enviar um comentário