sábado, 16 de agosto de 2014

Comissário Dacian Cioloș comenta proibição das exportações agrícolas da UE para a Rússia


O Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, comentando na última sexta-feira a proibição das exportações agrícolas da UE para a Rússia, disse entender "a preocupação do sector agrícola da UE".

Dacian Ciolos sublinhou que a Política Agrícola Comum tem novas e modernas ferramentas para apoiar o sector, assim que for necessário, incluindo a reserva de crise, que já está disponível agora. Disse ainda estar confiante de que o sector agrícola saberá reorientar-se rapidamente para novos mercados e oportunidades e que deve haver apoio para que essa transição aconteça sem problemas. Isso requer uma resposta única europeia.

O Comissário disse ter falado com todos os ministros da agricultura da Europa, e em particular com o Sr. Maurizio Martina, ministro italiano da Agricultura, Alimentação e Florestas, e Presidente do Conselho.

"No contexto actual, o mais importante é reagir de uma forma proporcional e rápida, se a situação surgir. Como sempre, quando as situações de mercado o exigem, os meus Serviços para estabelecer um grupo de trabalho para analisar os potenciais impactos sector a sector, e para avaliar como podemos efectivamente dar apoio significativo se e quando tal for necessário. Em segundo lugar, os meus Serviços vão convocar hoje uma reunião de especialistas seniores em agricultura de todos os Estados-Membros da UE, a ter lugar na próxima quinta-feira", disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário