sábado, 16 de agosto de 2014

Espanha vai pedir à Comissão Europeia medidas urgentes para resolver os impactos das restrições às exportações para a Rússia"


A Ministra da Agricultura, Alimentação e Ambiente de Espanha, Isabel García Tejerina, anunciou ontem que, na próxima reunião extraordinária do Comité de Gestão da Comissão Europeia, convocada a pedido da Espanha, o Governo Espanhol vai pedir que se "reaja com urgência e se adoptem medidas para evitar perturbações no mercado", após o encerramento do mercado russo para produtos da UE.

Neste contexto, afirmou que a primeira medida que a solicitada será "a retirada de produções do mercado, especialmente nos sectores com maior necessidade".

Isto foi explicado num encontro com os meios de comunicação, após a reunião que a Ministra teve ontem com os representantes das Organizações de Agricultores, ASAJA, UPA e COAG, Cooperativas Agroalimentares e a Federação Espanhola de Associações de Produtores-Exportadores de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Vivas (FEPEX), durante a qual foi avaliado o impacto do encerramento do mercado russo, e analisadas as medidas que Espanha apresentará na próxima quinta-feira no Comité de Gestão em Bruxelas.

Quanto ao pedido de retirada de produtos do mercado, a ministra lembrou que já estava trabalhada a retirada de 10.000 toneladas de frutas de caroço, principalmente pêssegos e nectarinas, antes do veto russo, pelo que "será pedido à Comissão Europeia que alargue as medidas de retirada, em termos de volume e das frutas afectadas, com destino a instituições de caridade, de modo que os preços nos mercados continuem remuneratórios."

Também assinalou que vai pedir que seja posto em aplicação o Regulamento de promoção agroalimentar, de forma que se antecipe a sua entrada em vigor, prevista para 2015.

Repercussões nas exportações espanholas

A Ministra disse que o encerramento do mercado russo afecta, no caso de Espanha, 1,8% das exportações dos produtos agroalimentares e da pesca para todo o mundo. Isto representa, em valor, segundo dados de 2013, um total de 337 milhões, "uma quantidade que seria menor em 2014 devido ao encerramento do mercado russo à carne de porco e que, en termos relativos, não seria muito significativo" disse García Tejerina.

Especial repercussão, apontou a Ministra, é o facto do encerramento produzir efeitos em todo o mercado da União Europeia, "o que supõe exportações de todos os Estados-Membros, no valor de 5,252 milhões". Por isso, sublinhou, "é preciso fazer um acompanhamento do impacto no mercado comunitário, e temos de tomar medidas imediatas para mitigar o impacto sobre o conjunto da União Europeia."

Fonte:  Magrama

Sem comentários:

Enviar um comentário