sábado, 16 de agosto de 2014

UE: Medidas excepcionais para apoiar produtores de pêssegos e nectarinas



Clique para aumentar


A Comissão Europeia vai criar medidas de apoio aos sectores do pêssego e da nectarina da UE, nomeadamente através do aumento dos volumes de frutas elegíveis para operações de retirada e distribuição gratuita. Esses mercados têm sido duramente atingidos por condições climáticas desfavoráveis, com a pressão adicional agora resultante da proibição de importação introduzida pela Rússia.

Comentando esta actuação, o Comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural da UE, Dacian Ciolos, declarou: "Após a recente queda dos preços nos mercados de pêssegos e nectarinas, são necessárias medidas urgentes para sustentar o mercado e tenho a intenção de agir imediatamente. Vou propôr hoje que a Comissão Europeia tome medidas imediatas e retroactivas destinadas a reduzir a oferta e promover a procura. Eu tenho sido muito claro em como não hesitarei em agir e usar a nova e modernizada PAC para proporcionar em tempo útil a assistência para orientar o mercado - esta primeira medida, hoje, é um sinal dessa intenção. Nós estamos monitorizando de perto os mercados e não hesitarei em fazer o mesmo para ajudar outros sectores dependentes de exportações para a Rússia, caso seja necessário."

As medidas propostas são para aumentar de 5% a 10% a produção de organizações de produtores (OP) que pode ser retirada para distribuição gratuita. Em segundo lugar, as medidas excepcionais de apoio também estarão disponíveis para não-membros de organizações de produtores (pagos a 50% do preço de retirada PO). Desta forma, as medidas também estarão disponíveis para os produtores individuais, desde que os controlos necessários sejam adoptados. Por fim, serão disponibilizados fundos adicionais para a promoção, no âmbito das acções dos programas operacionais das Organização de Produtores (no âmbito dos regimes de co-financiamento habituais). A decisão formal será tomada nas próximas semanas, mas vai aplicar-se retro-activamente a partir de hoje. Esta foi uma medida já em discussão na semana passada, mas o anúncio das restrições às importações por parte da Rússia corre o risco de agravar ainda mais a situação do mercado e acelerou a necessidade de agir.

Contexto

Os principais produtores europeus de pêssegos (produção anual EU = 2,4 - 2,5 milhões de toneladas) e nectarinas (1.1 -, 1,2 mt) são a Itália, Espanha, França e Grécia. Embora haja sempre uma variabilidade sazonal no mercado devido às condições meteorológicas, este ano verificou-se um impacto particularmente negativo sobre o mercado. As condições meteorológicas na Primavera / início do Verão provocaram quer um aumento na produção, quer um avanço na maturação, que houve uma disponibilidade muito mais intensa de produtos no início da temporada do que o habitual - em vez de um  fornecimento ao longo de vários semanas. Além disso, as condição mais frias e mais húmidas em Junho e Julho desaceleraram o consumo.

Fonte:  Europa

Sem comentários:

Enviar um comentário